Trabalho remoto: 5 dicas para ter uma rotina ágil como no escritório contábil.

O Brasil está passando por um momento que é totalmente novo para a história das empresas, o trabalho em home office. Diversos setores da economia, escritório contábil até as grandes indústrias tiveram que se adaptar a essa nova modalidade.

Uma mudança inesperada como essa, é sempre impactante, mas diante de algumas dicas pode ser mais fácil passar por esta fase. O trabalho em remoto, tem suas vantagens como passar mais tempo em casa, mas é preciso ser usado de forma correta este tempo.

Pensando nisso, o Grupo Vers trouxe um conteúdo incrível baseado em algumas dicas para ter uma rotina mais ágil no escritório contábil. Confira neste texto o que você precisa saber para ter uma rotina melhor.

 

Descubra os benefícios que o trabalho remoto pode trazer para um escritório contábil

De fato, muitos colaboradores ainda são resistentes às tecnologias, pensando em um modelo arcaico onde tem que se locomover até a empresa todos os dias.

Neste caso, com o home office, além de servir como uma nova proposta de trabalho, foi possível descobrir diversas vantagens e tornar a rotina melhor.

Porém, há inúmeros benefícios que podem vir carregados de oportunidades. Isso desde a parte de gestão de pessoas até a organização financeira, assuntos que são relevantes atualmente.

O trabalho de home office ajuda na redução de custos, não apenas no escritório contábil, mas em outras empresas que aderiram a essa modalidade. Além das empresas, o cliente também conta com uma redução de custos graças ao trabalho remoto.

LEIA  Por que uma franquia de contabilidade é melhor que um escritório próprio?

Quando falamos em escritório, o mais impactante nessa redução de custos é relacionado ao custo fixo que a empresa tem. Gastos como vale transporte e manutenção do ambiente corporativo, luz, água, telefone, produtos de limpeza e etc.

De fato, essa redução que um escritório contábil pode ter, se torna um dos maiores benefícios do trabalho remoto. Além de melhorar a produtividade durante o dia a dia.

 

O investimento em recursos tecnológicos é importante durante o trabalho remoto

Todas os ramos de trabalho, desde escritório contábil até uma loja de roupas que deseja partir para o mercado online, por exemplo, precisa investir em tecnologia. Boas ferramentas é o que faz o home office render e trazer agilidade nas tarefas diárias.

Com computadores e notebooks eficientes e os softwares devidamente atualizados para acompanhar a rotina, o trabalho remoto flui de maneira melhor. De fato, a eficiência é um dos pontos que um bom gestor busca nos dias de hoje, correto?

Existem empresas que, durante o período de trabalho remoto de seus funcionários, buscaram meios de proporcionar tecnologias e qualidade no serviço.

Em vez do colaborador usar o próprio computador, foi enviado o computador da empresa para que o funcionário continuasse seu trabalho.

Pequenos detalhes que proporcionam mais conforto e melhoram a rotina de trabalho dos colaboradores é muito importante.

A empresa tem os recursos tecnológicos melhores, portanto, deve fornecer esses recursos para que seu funcionário trabalhe da melhor maneira possível.

De certo modo, o home office não é apenas liberar o trabalho e esperar que os funcionários entreguem. É preciso construir uma rotina para que o serviço flua, mesmo em casa. Como 90% de tudo é feito online, é preciso utilizar toda e qualquer plataforma que ajude a organizar essa rotina.

LEIA  Preciso mesmo contratar uma contabilidade para abrir minha empresa?

 

Evite distrações. Para ser um contador de sucesso, mesmo trabalhando remotamente, é preciso atenção

Como dissemos acima, o trabalho remoto é algo totalmente novo para diversos brasileiros, pegando-os de surpresa. Existem casos onde se tem filhos, cachorros, papagaios ou alguma distração e é preciso estabelecer alguns limites.

Crianças por exemplo, aprendem cedo algumas coisas. Nesse caso, comece a estabelecer estes limites. Embora esteja em casa, você ainda é um funcionário que precisa cumprir o horário de trabalho e executar as suas tarefas.

Em um dia qualquer dentro do escritório contábil, não haveria nenhuma interferência do seu filho para ajudar a resolver um problema de lição de casa. No trabalho remoto, estabelecer esses limites, ensinando e mostrando que está em horário de trabalho para ele, é fundamental.

A produtividade cai quando passa a resolver problemas durante o dia de trabalho. Neste caso, é preciso prestar atenção na sua rotina, para que não acabe o dia e você não conseguiu executar as suas tarefas diárias por distrações.

 

Mantenha seu local de trabalho arrumado e organizado

Muitas pessoas usam a desculpa de não estar no escritório contábil, por exemplo, como um motivo para não organizar sua mesa. Pelo contrário, é preciso manter a organização mesmo que esteja executando o trabalho de forma remota.

Se no escritório a organização era primordial, mantenha essa rotina e faça da sua casa seu escritório e não deixe jogado. Isso pode ajudar durante o dia a dia, com uma mesa mais organizada é possível encontrar os documentos importantes mais rápido.

É sempre bom lembrar, sendo você um contador autônomo ou funcionário de um escritório contábil, o principal beneficiado por um ambiente limpo e organizado é única e exclusivamente você.

LEIA  O Simples Nacional é sempre a melhor opção?

Torne a sua rotina mais produtiva prezando por uma boa organização em sua mesa de trabalho.

 

“Saia” do escritório no final do seu dia de trabalho

Mesmo em um escritório contábil, contador autônomo ou qualquer outro setor, é preciso separar o tempo correto de descanso. Em alguns casos, pessoas que estão em trabalho remoto, acabam trabalhando mais do que se estivessem no escritório.

De certo modo, isso acaba prejudicando trazendo mais cansaço físico e mental, já que você trabalha ainda mais. O certo é terminar a rotina e sair do seu escritório, mesmo ele sendo em sua própria casa.

Terminou a rotina de trabalho? Ótimo, encerre as atividades, desligue o computador e faça algo que te agrade. Para se tornar um contador de sucesso, não é preciso trabalhar 24 horas por dia, sem descanso.

Pelo contrário, descansar a mente é o que torna o trabalho ainda mais produtivo, já que é possível entender melhor os problemas com a cabeça descansada.

Seja você contador autônomo ou funcionário de um escritório contábil, é preciso se cuidar durante o período de home office. A saúde mental, por exemplo, é um dos pontos mais afetados durante este período.

Horas exaustivas de trabalho, podem prejudicar na sua produtividade e você passa a notar isso diariamente. Para ver mais dicas e se tornar um contador de sucesso, clique aqui e baixe nosso material gratuito que aborda assuntos desde contabilidade consultiva até gestão de negócios.

Postado em Contabilidade, Empreendedorismo