Passo a passo para se tornar um Contador Consultor

Como um profissional da área contábil, você já deve ter reparado que o mercado está apresentando mudanças significativas, tanto para os serviços prestados, quando para a forma de realizá-los. Atualmente, os negócios estão se voltando para uma função de gestão mais estratégica, o que chamamos de: contador consultor.  Mas e aí, você acredita que o seu escritório está pronto para as novas propostas?

Se ficou na dúvida ou a resposta foi não, temos algumas ajudas a lhe oferecer! A primeira é que, nos dias de hoje, para se tornar um contador consultor e de sucesso reconhecido é preciso se atualizar e ser mais. Agora, apenas garantir que a contabilidade está sendo bem-feita, conferir se os princípios estão sendo obedecidos, e que as informações estão coerentes, não basta.

Em segundo lugar, é preciso passar, ao seu cliente, a segurança de que você conhece o negócio dele e que está ali para dar a ele o suporte necessário em estratégias de gestão. Sim, isso mesmo, o contador consultor também é um gestor! A evolução do mercado veio para diferenciar o contador básico daquele que é capaz de se aproximar do seu cliente e oferecer a ele a melhor performance para a sua empresa. E mais uma vez eu te pergunto: você tem este potencial ativo ou ainda precisa melhorar essa oferta de serviço no seu escritório?

LEIA  Saiba tudo sobre Contabilidade para o mercado digital

Leia: Contabilidade Consultiva: sua contabilidade com várias possibilidades

Se aqui, também ficou na dúvida ou teve uma resposta negativa, não se preocupe. Confira abaixo uma lista – e explicações – com o passo a passo para se tornar um contador consultor e alavancar os negócios do seu escritório e dos clientes que nele estão!

 

1º Passo:  Entenda o que é contabilidade consultiva

Contabilidade consultiva é aquela que é realizada por profissionais capacitados de se transformarem em parceiros estratégicos de líderes e gestores. Com base em informações como, por exemplo, movimentações, registros e demonstrações, o especialista faz análises e apresenta planejamentos para que as empresas/clientes tomem decisões assertivas.

O contador consultor é aquele profissional que faz além de cumprir as obrigações fiscais de uma empresa. Ele explica assuntos complexos de forma simples, mantém o cliente informado, identifica problemas e apresenta soluções. Em outras palavras, torna-se um gestor.

Logo, com o desenvolvimento dessas habilidades, o contador consultor contribui para a redução de custos e de falhas nos processos contábeis de seus clientes, atua de maneira preventiva e traça estratégias de desenvolvimento e crescimento dos negócios que administra.

 

2º Passo: Tenha experiência e prática com o essencial

O contador de sucesso é aquele que consegue colocar em prática todas as suas habilidades para trazer os melhores serviços aos seus clientes. Sendo assim, para tornar-se um contador consultor é preciso ter a ideia de que é preciso ir além do básico, mas saber fazê-lo. Ou seja, saber fazer e entender os processos operacionais e burocráticos para, então, começar a etapa de interpretação e estratégia.

Leia: Como ser um contador consultor e não deixar de lado as obrigações operacionais

 

3º Passo: Conheça as tecnologias à sua disposição

Sabe quando falamos que tempo é dinheiro? Pois bem, no mundo dos negócios saber administrar o tempo e direcionar os seus recursos a favor de ações práticas é a soma correta para alcançar resultados satisfatórios. Por isso, pare de perder tempo recebendo, organizando e contabilizando informações, sendo que o próprio cliente pode te enviar tudo direto de uma plataforma.

LEIA  Como abordar termos contábeis com seus clientes?

Com isso, você já acessa relatórios e planejamentos prontos e deixa com que as tarefas operacionais sejam feitas automaticamente. Dessa forma, você ganha tempo para ficar mais próximo do seu cliente e para analisar e interpretar os dados.

 

4º Passo: Busque especializações na área de contabilidade consultiva

Estar por dentro do mercado é ser um profissional atualizado. Sendo assim, para se tornar um contador consultor é preciso ser um especialista e “correr atrás” de constante formação na área. Faça cursos, pós-graduação, vá à palestras, leia sobre o tema e, também, domine as ferramentas de tecnologia que vão te ajudar nesse processo.

 

5º Passo: Saiba com qual cliente irá aplicar os serviços de contabilidade consultiva

No primeiro momento, o consultor ou o escritório não dará conta de aplicar este serviço para todos os clientes. Logo, aqui deve ser analisado o cliente estratégico para dar início aos seu feito. Dessa forma, você e o seu escritório estarão ganhando prática e experiência para aplicar as melhores estratégias e consultoria aos demais clientes.

Leia: 5 benefícios do trabalho focado em relacionamento com o cliente

 

6º Passo: Torne-se um contador de sucesso

Saiba que não é de um dia para o outro que você irá se tornar um contador consultor, mas se ficar estagnado de nada irá resolver. É preciso fazer algo e rápido! Pois agora essa é uma habilidade que irá atuar como um diferencial seu no mercado, mas daqui a um (pouco) tempo, será mais um requisito para permanecer nele.

 

7º Passo: Recorra a recursos auxiliares para se tornar um contador consultor

Se tiver dificuldades nos processos, principalmente, com o gerenciamento de tempo para as obrigações operacionais e a prática de contador consultor conte com os onze anos de experiência da Vers, com a tecnologia de uma contabilidade digital, com toda sua estrutura e um time qualificado para cuidar de 100% da operação.

LEIA  Conheça todas as soluções que a Vers Locadoras oferece para sua loja de aluguel de carros!

A Franquia Vers é uma opção atraente dentro desse segmento. Isso porque, além de cuidar de toda a parte operacional, garantimos qualidade, eficiência e suporte necessário para o crescimento de nossos franqueados. Mais do que isso e não menos importante, te damos o tempo que você precisa para se dedicar à função de consultor e parceiro de seus clientes.

Então, nada de deixar para depois o que você pode começar a fazer hoje! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Ficaremos muito felizes em te ajudar em mais uma conquista de sua carreira profissional. Afinal, juntos, prosperamos mais!

Clique aqui e fale com um consultor e saiba mais sobre a franquia Vers.

Postado em ContabilidadeTagged , ,