Como aumentar o lucro do escritório contábil?

Este é o segredo que todo contador deseja descobrir.  Mas afinal, existe formula mágica para aumentar o lucro do escritório contábil? Não! O aumento do lucro é o resultado de diversas etapas e processos, que em conjunto são determinantes para o sucesso do seu negócio.

Estas espatas envolvem seu escritório como um todo desde sua gestão até um atendimento diferenciado. Fique ligado, pois esta leitura pode ser o que você precisa para levar o seu escritório contábil para o próximo nível.

 

Uma boa gestão para bons resultados

Com um mercado desse tamanho, se destacar e aumentar o lucro dos escritórios é um verdadeiro desafio, que envolve muita estratégia. Mas não adianta pensar apenas em prospecção sem colocar ordem na casa. isso mesmo! Uma boa gestão está ligada diretamente nas entregas e consequentemente na qualidade do seu serviço.

A gestão de escritório contábil oferece muitos desafios para seu responsável. O primeiro deles é o modo de realizar essa administração, já que a área é complexa e envolve entradas e entregas. Esse funcionamento também depende de uma boa análise de mercado e de uma estruturação interna.

Essa estruturação é o campo onde aparecem os maiores desafios da gestão de escritório contábil. Existe a necessidade de dividir os setores em departamentos, mas sem perder a comunicação interna e a logística da informação. A qualidade do serviço e a comunicação com o cliente final (empresa) também é essencial para o sucesso dessa gestão.

Análise de mercado

A análise de mercado é uma prática essencial para que o escritório contábil preste um serviço de máxima qualidade. O gestor deve não só compreender os fatores internos que influenciam nas entregas ao cliente, como também os fatores externos. Uma mudança na legislação contábil ou tributária pode interferir diretamente no produto feito pelo cliente, e esse é um exemplo de fator externo que diz respeito ao mercado.

Uma boa forma de realizar a análise de mercado é fazendo a Análise SWOT. Ela lista as forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Os dois primeiros pontos são fatores internos, ao seu escritório, ao passo que os últimos são externos, ou seja, o mercado contábil.

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Melhoria na comunicação interna

Sem em sua Matriz Swot você não marcou no quadrante fraquezas a comunicação interna do seu escritório, sinta-se privilegiado. Um dos maiores gargalos nos fluxos de trabalho de um negócio é a comunicação. Tornando um desafio em qualquer gestão.

A comunicação interna cumpre um papel primordial na integração entre os diversos departamentos do seu escritório. Quando ela existe de fato, os profissionais trabalham baseados na colaboração. Mas se ela for permeada por ruídos, haverá problemas para a integração e, consequentemente, para os resultados, gerando falhas, retrabalhos e até mesmo prejuízos.

Para melhorar a comunicação, é preciso definir quem são os líderes de cada, setor ou área. Estes devem estar envolvidos os interesses do negócio, tendo em mente que o foco é a melhoria dos processos internos, o que contribui para otimização de resultados e a concretização das metas.

Foco na qualidade do serviço prestado

Prestar um serviço de qualidade é a chave de sucesso para o seu escritório. Sua gestão de escritório contábil deve focar em ter um pessoal capacitado e treinado para lidar com qualquer tipo de demanda de seus clientes. Na hora de formar sua equipe, pense sempre no perfil dos profissionais, especialmente se eles são condizentes com os valores de seu escritório e se possuem as habilidades necessárias para prestar uma contabilidade consultiva.

Formar uma equipe talentosa é um grande desafio, porque demanda investimento em pessoal. É importante que o gestor esteja ciente de que, eventualmente, lidará com as baixas. Para evitar perder um talento, o ideal é investir na motivação dos funcionários.

 

Como atrair clientes para o seu escritório

Após dar a devida atenção aos processos internos e as boas práticas de gestão, hora de atrair novos clientes e buscar aumentar o lucro do escritório contábil.

Conheça o perfil dos seus clientes

Antes de começar a efetivamente atrair clientes para o seu escritório de contabilidade, é fundamental entender o perfil dos seu público-alvo. Uma boa estratégia para traçar este perfil é com a criação de personas para ajudar a construir o perfil do consumidor do seu escritório.

Você encontra o passo a passo para criação da persona no e-book Guia do contador de sucesso.

Após esse levantamento e análise mais aprofundada, o perfil do seu cliente ideal fica mais claro, o que possibilita entender seus hábitos de consumo e, consequentemente, traçar uma boa estratégia de atração.

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Se destaque dos concorrentes

Em um mercado tão concorrido se diferenciar dos concorrentes é essencial. Lá na sua matriz SWOT você já identificou quais são seus pontos forte.  Deixe em evidencia seu diferencial e mostre para seus clientes o real valor dos seus serviços.

Algumas dicas de como se diferenciar:

  • Atendimento personalizado
  • Excelência técnica
  • Uso de softwares especializados
  • A agilidade no envio de informações e documentos
  • Especialização em um nicho, como atender prioritariamente escritórios de advocacia, grandes empresas de produtos de consumo ou PMEs, etc.

Tenha presença digital

A escolha de qual caminho seguir é identificado de acordo com os dados levantados para criação da sua persona e seus hábitos de consumo. Por exemplo, se sua persona está presente no Instagram, monte estratégias para esta rede social, pois é lá que ele vai estar.

Além de um site comercial temos outras opções em que você pode marcar presença como o Linkedin, Facebook, Instagram, YouTube. Os conteúdos destas páginas devem ser extremamente profissional e tratar somente de assuntos relacionados a sua empresa. Não significa ficar falando apenas de seus produtos e serviços, mas também de assuntos que possam interessar à suas personas.

Marketing de conteúdo

Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia que tem se mostrado cada vez mais efetiva na captação de clientes para escritórios de contabilidade. Uma das melhoras formas de fazer isso é criar um blog com assuntos relevantes e de interesse de seus clientes.

Também vale a pena investir em materiais mais densos como e-books e infográficos, que permitem a captação leads que podem se tornar novos clientes para o seu escritório contábil.

Invista no seu time de vendas

Após a atrair possíveis clientes e ganhar visibilidade é necessário que possuía pessoas capacitada para efetuar as vendas. E para que essas vendas aconteçam de maneira fluida, o time precisa estar bem alinhado com tudo que foi oferecido no inicio da jornada deste cliente em potencial e consiga sanar todas suas dúvidas com propriedade.

 

Contabilidade consultiva

Outra maneira eficaz para aumentar o lucro do escritório contábil é oferecendo a contabilidade consultiva. Este modelo de serviço permite que o contador trabalhe de forma consultiva e mais próxima com o objetivo de auxiliar seu cliente a tomar decisões mais assertivas com base nos dados contábeis.

Ao oferecer este serviço, além de ganhar vantagem competitiva com os escritórios tradicionais que oferecem apenas os serviços operacionais e burocráticos exigidos pelo Fisco, você passa a gerar mais valor para seu cliente. Afinal, que empresário não quer ter ao seu lado um especialista na hora da tomada de decisão. A entrega de valor melhora a percepção do empresário sobre a atuação do contador, e essa satisfação é um grande passo para a fidelização.

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Retenção de clientes

Prospectar novos clientes é um objetivo que todo gestor de escritório contábil precisa ter para garantir o crescimento do seu negócio. No entanto, essa não é a única estratégia a ser considerada na gestão de um escritório de contabilidade, pois a retenção de clientes pode ser muito vantajosa tanto para a saúde financeira da empresa quanto para manter uma boa imagem dos serviços contábeis prestados.

Leia: 5 benefícios do trabalho focado em relacionamento com o cliente

Atendimento personalizado

Personalizar o atendimento, entregar qualidade e entregar além do que o cliente espera é a melhor forma de ver um cliente satisfeito. E, conforme falamos anteriormente, a satisfação é um passo importante para a fidelização, que pode ajudar a aumentar o lucro do escritório contábil.

Ofereça serviços personalizados

Cada empresa é única e possuem necessidades diferentes. Ao construir um relacionamento mais próximo com seus clientes essas necessidades especificas se tornam mais claras, ate mesmo antecipando uma solicitação do cliente.

Cumpra os prazos de entrega

Estar sempre em dia com os prazos demonstra o compromisso do seu escritório com os negócios dos seus clientes. Para que a fidelização de clientes na empresa contábil seja eficaz, é preciso ser realista e sincero quanto aos prazos. Por isso, nunca prometa o que não pode cumprir para ganhar um contrato, pois a imagem da sua marca depende dela ser capaz de entregar aquilo que combinou.

Empodere o cliente com informações relevantes

Como profissional contábil, você pode ajudar seu cliente de várias formas, inclusive compartilhando dicas que o ajude em seu negócio! Quanto mais informação seu cliente tiver, mais fácil será o dia a dia dele, inúmeras ligações serão evitadas e o tempo do seu colaborador será melhor otimizado!

É preciso, vencer os desafios que surgem durante a caminhada do empreendimento e seguindo essas dicas, é possível melhorar os resultados e aumentar o lucro do escritório contábil e alcançar o sucesso.

Caso queira aprofundar mais no assunto baixe nosso e-book Guia do contador de sucesso. Clicando aqui!

Vamos juntos ressignificar o papel do contador.

 

 

 

 

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