Como superar os impactos econômicos do Covid-19 no seu negócio

Supere os impactos econômicos do Covid-19 no seu negócio.

A atual crise assumiu nossos feeds de notícias, nossa imaginação e, infelizmente, as finanças das pequenas empresas. Não podemos ajudar com os dois primeiros, mas temos algumas dicas de como superar os impactos econômicos do Covid-19 no seu negócio e estar firme para quando isso tudo passar.

O vírus provavelmente já está afetando ou vai afetar a todos de uma forma ou de outra. Hora de se planejar para que QUANDO acontecer, sua empresa consiga passar por isso.

Entenda para onde seu dinheiro está indo

Quando você tem contabilidade atualizada e demonstrações financeiras mensais, você pode ver exatamente para onde seu dinheiro está indo. Dessa forma, você sabe onde está gastando demais e onde pode reduzir custos. Então, qual a melhor forma de se planejar? Entendendo seus números! Só assim você poderá saber quanto tempo irá aguentar durante um período de recessão e quais as melhores medidas a serem tomada para superar essa fase.

Leia: Planejamento financeiro:gerando novos recursos

 

Faça mais com menos

Uma das formas de superar os impactos econômicos devido a crise do coronavírus é otimizar seus processos e fazer mais com menos.
Isso é uma coisa que você deve fazer seja em um período de crise ou não. Mas nesse momento é particularmente crucial fazer isso se você planeja sobreviver a uma recessão.

Por exemplo:

– Tem estoque em excesso? Talvez seja a hora de limpar o estoque com uma promoção.

LEIA  Planos contábeis: como direcionar o caixa da empresa?

– Tem algum dinheiro em excesso na mão? Talvez seja hora de pensar em maneiras de reinvestir esse dinheiro nos negócios.

– Seus clientes estão atrasados ​​nos pagamentos? Talvez seja hora de conversar com eles sobre o pagamento de suas faturas. Quem sabe oferecer uma vantagem para realizarem o pagamento em dia.

 

Se livre das suas dívidas com juros altos

Quando terminar de analisar seus recursos, é hora de analisar sé possui dívidas externas. Quanto mais dívidas você tiver, mais dinheiro precisará para pagar seus juros. As dívidas com altas taxas de juros devem ser tratadas primeiro, para que isso não se acumule e se torne uma dívida maior no futuro.

Fique atento aos benefícios oferecidos

Medidas estão sendo aplicadas pala auxiliar o pequeno empresário a manter o seu negócio e reduzir os impactos econômicos no país como um todo. Como por exemplo, prorrogação de prazos para pagamentos de tributos, linha emergencial de crédito, juros diferenciados, atualização trabalhistas e etc. Mantenha-se atualizado e avalie se seu negócio se enquadra nos benefícios. Essas ações podem ser o respiro que você está precisando.

Leia:BNDES anuncia linha emergencial de crédito para folha de pagamentos

 

Dica Vers: Abuse do conhecimento do seu contador para te auxiliar na tomada de decisão. Ele pode orientar o melhor caminho para seu negócio e te indicar as melhores opções, seja em crédito, racionamento, medidas de auxílio disponibilizadas pelo governo e etc.

Mais do que nunca, conte com a Vers! Somos mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil.  Nosso time está pronto para te atender e auxiliar da melhor maneira.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram 

Postado em Contabilidade, Sem categoria