Contabilidade Digital

Contabilidade Digital

A categoria digital de serviços contábeis já é uma realidade! Ela surgiu no Brasil oficialmente em 2015 e foi criada para otimizar processos e tempo, o que a contabilidade tradicional não oferece.

Visando acabar com a Guerra de Preços, que assolaram as contabilidades tradicionais com a chegada da contabilidade on-line, as contabilidades digitais incorporaram novas tecnologias, novos processos e metodologias, ganhando eficiência e aplicando este ganho em ações consultivas, ou seja, transformando dados em estratégias que ajudassem os clientes na tomada de decisão, buscando sucesso e lucratividade para seus negócios.

O resultado desse investimento, é a geração de valor para o negócio contábil digital.

Contabilidade digital

  • O que é a Contabilidade Digital?

A contabilidade digital contribui para o aumento da performance e ganho de produtividade. É a evolução tecnológica transformando o mercado contábil!  O mundo digital está em constante evolução e era certo que chegaria aos serviços contábeis. As ferramentas digitais aumentam a capacidade dos contadores de interpretar e relatar dados com mais eficiência e rapidez.

 

  • Qual o objetivo da Contabilidade Digital?

Tem como objetivo aproximar contadores e clientes, agregando valor ao serviço prestado.

O cliente, ao adotar um software de gestão empresarial, passa a gerir melhor seu negócio, pois otimiza o controle financeiro, controle de estoque, vendas, relatórios, fornecedores, emite nota fiscal e boletos, entre outras funcionalidades. Além de receber um serviço contábil de maior qualidade.

Já o contador pode facilmente acessar as informações financeiras dos clientes e obter os dados e documentos que precisa sem ter que lidar com uma pilha de papéis e ligar constantemente para os clientes. Isso reduz o custo e o tempo de execução das tarefas.

LEIA  Saiba Tudo Sobre Microfranquias

A contabilidade digital é um processo executado de forma compartilhada entre cliente e contador onde ambos só têm benefícios, como ganho de produtividade, redução de custos e maior segurança.

 

  • Qual a diferença entre a Contabilidade Digital e a Contabilidade On-line?

O termo online indica serviços relacionados à rede ou à internet. Já o conceito digital está atrelado às demandas que podem ser executadas mediante a utilização de ferramentas tecnológicas. Sendo assim, a contabilidade digital está ligada à eficiência dos processos e à qualidade do atendimento, enquanto a online está relacionada apenas às obrigações legais.

 

  • Quais são as vantagens da Contabilidade Digital?

Vivendo em um mercado cada vez mais tecnológico, nada mais acertado que ocupar espaço nessa era e buscar por seus diferenciais. Com o principal objetivo de aproveitar

novas oportunidades, a contabilidade digital utiliza ferramentas e sistemas que automatizam processos e garantem a satisfação do cliente.

Diante deste cenário, as principais vantagens da contabilidade digital são:

– Redução de custos operacionais:

Armazenar grandes quantidades de papel se torna desnecessário com a chegada de novas tecnologias. Com o armazenamento em nuvem, por exemplo, existe a facilidade de

digitalizar documentos, como a nota fiscal eletrônica e desta forma reduzir custos operacionais no empreendimento digital.

– Maior escalabilidade

Na contabilidade tradicional, como acontece a troca de documentos? O meio mais utilizado, sempre foi a contratação de serviços de motoboy! A pergunta é: Quanto vale

o seu tempo e o tempo do seu cliente? Para que depender de trâmites para essa troca, quando, na contabilidade digital e com armazenamento em nuvem, toda documentação

e troca de informações pode acontecer em tempo real? Uma contabilidade tradicional que atende um negócio crescendo exponencialmente, consegue oferecer todas as funcionalidades

que esse cliente precisa sem que precise investir em grandes quantias financeiras? Com a chegada da internet, fica muito mais fácil escalar negócios, pois, independente

LEIA  Empreender com franquias vale à pena?

da velocidade com que um negócio cresce, a facilidade em importar e trocar informações não muda.

– Performance financeira otimizada

Com a automatização de processos, as chances de erros são drasticamente reduzidas.

– Melhor atendimento

A experiência do usuário, seja na aquisição de produtos ou serviços, tem sido o tópico mais apreciado pelos consumidores. No ramo contábil, onde o contato se faz necessário para sanar dúvidas, receber consultorias e etc, a contabilidade digital oferece um diferencial: fazendo uso de um software de gestão contábil, oferece vários canais de comunicação unificados em um só ambiente e isso facilita e muito a vida do consumidor que se sente valorizado, pois o atendimento pode ser feito com base em sua experiência e preferência individual.

  • Conclusão:

A contabilidade digital facilita a comunicação entre empresas e escritórios de contabilidade, tornando as suas decisões mais eficientes e respeitando as legislações tributárias do nosso país.

Vale frisar a importância do contador na contabilidade digital. É ele o responsável por interpretar os dados gerados pelo software e auxiliar o cliente na tomada de decisão. Ele é a ponte entre tudo que foi automatizado e o cliente que precisa ser esclarecido sobre a informação gerada. Só assim, o cliente é capaz de otimizar seus processos e prosperar em seus negócios.

Agora que você já está por dentro da contabilidade digital e sabe que é uma tendência que não pode ser esquecida por um empreendedor, conta pra gente o que achou deste conteúdo?

Postado em Franquia