O que é Meritocracia?

A meritocracia pode ajudá-lo a crescer sua empresa e melhorar constantemente seus negócios. Conheça mais sobre ela.

Imagine um negócio em que todos os que ocupam um cargo sejam os melhores neste cargo. Além disso, eles também realizam suas atividades de forma eficiente e com excelentes resultados.

É exatamente o que ajuda a aplicação da meritocracia em uma empresa ou negócio.

Entenda mais sobre a meritocracia nas empresas

De acordo com o dicionário, a meritocracia é definida como sistema governamental no qual as posições de responsabilidade são atribuídas com base em méritos pessoais.

Bem, é isso que deve acontecer em toda empresa eficiente, mas a realidade é que a maioria das empresas não funcionam dessa maneira.

Neste artigo, apresentaremos alguns dos pontos mais importantes que deve ser corrigido para alcançar um esquema meritocrático em uma empresa.

Vale a pena o esforço?

Antes de tudo, é necessário analisar porque é conveniente que toda empresa se esforce para ser uma empresa meritocrática.

Em qualquer tipo de negócio, o importante é que todos cumpram as tarefas de maneira eficaz, eficiente e com uma atitude positiva para os clientes e colegas de trabalho.

Isso só é alcançado se a pessoa certa estiver na posição correta executando a tarefa certa, no prazo e com a qualidade certa.

Na verdade, tudo deve ser executado com uma abordagem de excelência para poder competir e se destacar no nicho de mercado em que sua empresa está.

Se não der atenção a esses pontos, seu negócio começará a ser deficiente em uma ou várias áreas. A longo prazo, será mais um monte de problemas e por consequência, seu negócio pode ter que fechar.

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Portanto, antes de atribuir qualquer cargo a qualquer pessoa disponível, é necessário analisar se ele cobre os requisitos (méritos) para cumprir a função confiada.

Quais são os pontos que você tem para avaliar?

Existem várias maneiras de enfrentar esse desafio empresarial, o mais técnico é pedir ajuda de especialistas na aplicação de exames psicométricos.

Eles são especialistas em detectar os perfis apropriados para um trabalho específico.

Embora isso possa ser útil no começo, é necessário levar em consideração que as habilidades e os interesses de uma pessoa podem mudar com o tempo.

Portanto, é melhor sempre estar ciente do desempenho de cada colaborador.

Se você é proprietário ou líder de uma empresa, é necessário conhecer os interesses e habilidades que cada pessoa possui para não cometer o erro de colocar funcionários inadequados em alguma posição da empresa.

– Geralmente, muitas empresas colocam uma pessoa que é próxima ou que conhecem para realizar uma tarefa, mas elas não são capazes e cometem diversos erros que prejudicam seu negócio.

Neste caso, você precisa analisar melhor e levar em consideração as habilidades das pessoas e o desempenho.

Na próxima vez que você decidir quem ocupará uma determinada posição, primeiro pergunte o seguinte para si mesmo:

  • Você tem interesse no cargo?

  • Você tem o conhecimento necessário para o cargo ou pode treinar em um tempo razoável para desempenhar o cargo?

  • Você tem as habilidades sociais para o cargo?

  • Você tem a motivação necessária para desempenhar a posição com excelência?

Portanto, tente fazer com que a pessoa que você colocou nessa posição encontre pelo menos os quatro pontos anteriores.

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Caso contrário, você provavelmente não terá a pessoa certa na posição designada e isso poderá prejudicar o desempenho de toda a sua empresa.

Conclusão

A única maneira de verificar se sua empresa está no caminho certo é avaliar o desempenho de cada membro da equipe.

Dessa forma, você pode contar com os profissionais especializados da Vers Contabilidade para fornece a consultoria que sua empresa precisa e organizar toda a meritocracia.

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