Dicas da Vers para conduzir uma entrevista de emprego

A internet está cheia de dicas e guias para abordar uma entrevista de emprego do ponto de vista do candidato, mas raramente se concentra na outra parte envolvida na função, que é o entrevistador.

Se você tem uma empresa pequena e quer contratar funcionários que sejam bons para seu negócio, é importante conduzir uma entrevista da forma que você consiga contratar o melhor candidato.

Então, conheça as dicas da Vers para conduzir uma entrevista de emprego na visão do entrevistador e saiba o que você precisa ter em mente para estar bem preparado para essa função.

Como você precisa preparar para entrevista de emprego para discernir se a pessoa que está à sua frente é o funcionário de que você precisa?

Entenderemos o entrevistador como um chefe, ou seja, quem tem a última palavra após uma primeira triagem do departamento de Recursos Humanos.

A primeira coisa que essa pessoa deve levar em consideração é que tudo o que faz, desde a chegada do candidato até a saída, transmitirá uma imagem de como é a empresa.

  • O modo de vestir, pontualidade, limpeza ou formalidade no tratamento … tudo isso pode ser decisivo para o entrevistado tomar uma decisão.

O entrevistado já passou no filtro do Recursos Humanos, então seu perfil corresponde ao que a empresa está procurando.

LEIA  O que é endomarketing?

Assim, o objetivo do entrevistador deve ser, em grande parte, fazer o candidato se apaixonar para que ele queira trabalhar para a empresa.

Além disso, o candidato precisa se sentir ouvido e atendido, e também é muito importante que não haja interrupções durante a entrevista.

Processo de conduzir uma entrevista de emprego

Geralmente, o departamento de relações humanas de uma empresa já explicou para o candidato previamente as condições objetivas do cargo, como cronograma e salário, para que na entrevista seja abordados aspectos mais subjetivos, como:

  • Qual é a motivação do candidato para trabalhar nesta empresa? Que perspectivas futuras você tem?

Da mesma forma, o entrevistador também pode perguntar sobre os aspectos específicos da carreira profissional no passado para o candidato.

  • Para isso, será essencial que entrevistador tenha preparado a entrevista com antecedência e estudado o currículo do candidato.

Além de ouvi-lo, é preciso também detalhar as opções de crescimento pessoal que ele terá na empresa se finalmente acessar a posição, para ver se as perspectivas oferecidas realmente correspondem à ambição do trabalhador.

Questões formais para conduzir uma boa entrevista de emprego

  • Recomenda-se que a entrevista dure entre 30 minutos e uma hora, dependendo da posição oferecida.

  • O candidato teria que falar pelo menos 60% da duração da reunião.

  • Evite qualquer interrupção ao conversar com o entrevistado.

  • A questão principal é: por que você está interessado na vaga?

  • Os cinco minutos finais devem ser reservados para responder às perguntas do entrevistado.

  • Antes de sair, você deve explicar quando e como a decisão final será relatada.

Conclusão

Como você viu, é importante todos os passos que um entrevistador realiza na entrevista para que ele consiga um bom colaborador na empresa.

LEIA  O que fazer para sair da zona de conforto no ambiente corporativo?

Assim, recrutar o trabalhador certo, o perfil perfeito para o cargo que você precisa preencher, acaba sendo uma tarefa difícil para os departamentos de Recursos Humanos.

Segundo os especialistas, é necessário ser um entrevistador muito bom para detectar o candidato apropriado. A tarefa do recrutador é “separar a palha do trigo”, ver além da simples aparência.

Dessa forma, com as dicas acima você poderá conduzir uma boa entrevista de emprego para que tudo seja excelente na sua empresa.

Se você deseja um serviço de consultoria que forneça um bom planejamento para seu negócio e que realiza planejamentos financeiros otimizados, você pode obter os serviços da Vers Contabilidade.

Postado em Endomarketing