O que é o EFD-Reinf?

As leis e obrigações de uma empresa não são tão simples de entender e alguns nomes e siglas podem gerar confusão. Afinal, o que é o EFD-Reinf, qual o objetivo, como é feito e para que serve?

O EFD-Reinf é uma declaração que integra o sistema público de escrituração digital e vem complementar o E-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).

Essa declaração traz muitos benefícios, tanto para os contadores como para os empresários a principal delas é realizar a unificação de variadas obrigações complementares.

O que é o EFD-Reinf?

Qual o propósito da EFD-Reinf

A EFD-Reinf tem o objetivo de realizar a centralização de informações e simplificar a verificação das contribuições previdenciárias.

As informações fornecidas através da EFD-Reinf se destinam para contribuições previdenciárias, retenção de imposto de renda e às retenções das contribuições sociais.

Vantagens da EFD-Reinf

Os empreendedores e proprietários de um negócio sabem que o Brasil é um país burocrático e a lista de obrigações exigidas pelo fisco é extensa. Se estas exigências não são entregues podem acabar gerando multa e outros prejuízos para a empresa.

A EFD-Reinf traz como principal vantagem diminuir a quantidade das declarações realizadas ao integrá-las com outros módulos do E-social.

Assim, o contribuinte pode melhorar e simplificar o processo já que tem a possibilidade de unificar as informações em um banco de dados integrado, permitindo melhor gestão tributária e minimizando riscos de deixar passar alguma das obrigações previstas.

Ao implantar essa declaração o processo de troca de informações com a receita federal também se tornou mais ágil para emissão de notas fiscais e impostos. Por isso, as empresas precisam ter um controle rígido para recolher as notas no mês previsto e evitar penalidades.

LEIA  O que significa a DRE na contabilidade?

O que a EFD-Reinf substitui?

A EFD-Reinf substituiu uma série de declarações e obrigações. A primeira delas é a EFD-Contribuições, que é basicamente responsável pela apuração das Contribuições Previdenciárias em cima da receita bruta.  A EFD-Reinf também substitui outras informações como GFIP, Dirf, RAIS, CAGED.

O auxílio de um contador nesses casos é realmente essencial para garantir que a empresa esteja em dia com as obrigações legais e com as normas impostas pela legislação atualizada.

A importância do auxílio profissional

A burocracia envolvida na prestação de contas não é simples e estar familiarizado com as novas exigências pode ser complicado. Por isso a melhor opção é poder contar com a ajuda profissional especializada.

Um contador profissional experiente pode oferecer muito para qualquer empresa. Estes profissionais estão acostumados a lidar com toda a burocracia que envolve a legislação contábil, tornando todo o processo muito mais fácil e simples.

A ajuda contábil é essencial para qualquer empreendimento, independente do porte da empresa e do tipo de serviço oferecido. Inevitavelmente será necessário lidar com as obrigações financeiras em determinado ponto se o proprietário não quiser correr o risco de multas e penalidades.

Contar com uma empresa de contabilidade especializada pode proteger os investimentos, salvar tempo e resguardar o empreendedor de problemas legais. Para isso é preciso escolher o profissional certo.

A Vers contabilidade atua a vários anos no ramo ajudando empresas a se manterem em dia com suas obrigações fiscais. A equipe conta com profissionais capacitados, responsáveis e prontos para sanar quaisquer dúvidas.

Quem deseja poder contar com uma assessoria contábil de qualidade, pode entrar em contato através do site, pelo telefone ou visitar o endereço físico. Não deixe de lado as obrigações de sua empresa. Saiba mais sobre a EFD-Reinf!

Postado em Cliente FinalTagged , , , , , , , , ,