O que é a Conciliação bancária em um processo de BPO Financeiro?

Muito se tem dúvidas sobre a conciliação bancária em um processo de BPO financeiro, melhor dizendo, muito se tem dúvida de como funciona um BPO na gestão de uma empresa.

Resumidamente, BPO nada mais é do que a terceirização dos serviços de contabilidade de uma empresa. Este método pode ser ainda mais interessante para aquelas empresas que encontram dificuldade para controlar as finanças.

E muitos desses descontroles de finanças resultam na dívida bancária, tema do artigo de hoje. Quer entender melhor sobre este método? Será que a sua empresa necessita? Confira!

Conciliação bancária em um processo de BPO financeiro, entenda

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, e no que desrespeita a conciliação bancária, o método pode ser eficaz para sua empresa principalmente se ela está com dívidas bancárias.

Neste caso, o BPO será útil para analisar os saldos bancários e registros de saídas e entradas com a intenção de conciliar os movimentos financeiros diários do seu negócio segundo o que consta no banco.

O BPO é bastante útil para isso, porém, não serve só para isso. Não são somente empresas que estão no vermelho e com dívidas bancárias que podem usar esse método, mas ele também pode funcionar como um meio de prevenção. O BPO também pode ser útil para:

  • Gerenciamento do fluxo de caixa;
  • A própria conciliação bancária já citada como exemplo;
  • Ser responsável por pagar e receber contas da empresa;
  • Análise de indicadores;
  • Cuidar da parte de documentação fiscal.
LEIA  O que é preciso para implantar o BPO Financeiro na sua empresa?

A conciliação bancária

Sabendo que o BPO também pode ser o responsável por fazer a conciliação bancária da sua empresa, o processo funciona comparando o saldo da conta bancária da empresa e demais informações exteriores.

É por meio das informações e também do extrato bancário da empresa que se é possível fazer a identificação do fluxo de caixa da empresa, isso quer dizer, entrada e saída de caixa.

Além disso, o BPO garante que os lançamentos estão sendo feitos corretamente no banco para que haja uma conciliação. Se a sua empresa se encontra em dívida no banco, você não precisa se desesperar, justamente por isso que o BPO existe, para organizar e dar entrada no processo de conciliação.

Minha empresa é pequena está com dívidas bancárias, o PBO é para ela?

Essa dúvida também é muito frequente entre os pequenos empreendedores, e sim! Sua micro ou média empresa pode conseguir a conciliação bancária por meio do BPO.

Até mesmo as pequenas ou médias empresas podem se emaranhar nas dívidas. Aliás, para evitar que se chegue a este ponto, se você possui uma pequena empresa, já pode optar pelo método BPO no seu empreendimento.

Como foi citado, a conciliação bancária não é o único serviço prestado pelo BPO. Outros métodos podem garantir que a sua empresa não caia no vermelho e que todo os processos da empresa sejam otimizados. Isso porque, uma vez que se tem controle financeiro, fica muito mais fácil administrar uma empresa.

Como funciona a conciliação bancária BPO?

Uma vez que o BPO fica responsável por analisar alguns dados da sua empresa, é justamente com eles que a conciliação é feita. Geralmente, é semanalmente que essa conciliação ocorre.

LEIA  Saiba como realizar uma boa gestão empresarial

Tanto os saldos iniciais e finais são feitos, como também a confirmação se as datas de lançamento correspondem com as de recebimento. Existe também a análise das taxas que são cobradas, juros e descontos que são cobrados pelo banco.

Para otimizar todo esse processo, normalmente as empresas contábeis utilizam de softwares, ou seja, da tecnologia contábil. Assim, a conciliação bancária em um processo de BPO financeiro é mais seguro.

Postado em BPOTagged , , , , , , ,