Como a Vers pode te ajudar na declaração do imposto de renda

Todo começo de ano é preciso preparar-se para declarar seu imposto de renda, porém, muitas dúvidas ainda surgem durante esse processo.

É importante estar bem informado, pois isso evitará que você pague multas e enfrente problemas com as leis do país.

O imposto é uma espécie de prestação de contas à Receita Federal do país, todos os seus rendimentos, investimentos deverão ser tributados através da declaração.

O que é imposto de renda?

Para começar esclarecendo algumas dúvidas é importante saber o que é imposto. Esse tributo é um valor cobrado proporcionalmente a sua renda todo ano pelo governo.

Ou seja, a partir da declaração dos seus rendimentos um valor de imposto é emitido pelo governo federal para a população.

Dessa forma, esse tributo pode ser cobrado de duas formas, tanto para os cidadãos quanto para as empresas, por isso existe o imposto de renda para pessoas físicas e o imposto de renda pessoa jurídica.

  • Imposto de renda pessoa física (IRPF)

Esse tipo de imposto de renda recai sobre as pessoas que contribuem dentro do país, ou até mesmo em países estrangeiros, mas que recebem de fontes brasileiras.

O valor cobrado no tributo pode variar de acordo com a renda pessoa, e existe um limite determinado pelo governo que abaixo do mesmo, não é necessário realizar o pagamento.

  • Imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ)

Esse tipo de imposto é cobrado das empresas brasileiras, o valor cobrado é proporcional ao lucro e o tamanho do negócio.

Como declarar imposto de renda?

  1. Reúna todos os documentos e comprovantes

A organização e coleta dos documentos é uma das partes mais trabalhosas durante a declaração do imposto de renda.

Serão necessários coletar todos os documentos que comprovem os seus rendimentos, além de relatórios financeiros de bancos e corretoras, onde estarão descritos todos investimentos e outros tipos de recibos.

  1. Faça o download do programa do IRPF

Esse passo é bem simples de ser realizado, para isso basta realizar o download do gerador da declaração do Imposto de Renda 2019 e seguir as orientações do instalador.

  1. Iniciar a declaração pelo programa

Após a realização do download você deverá clicar em “nova declaração” e a partir disso seguir os passos listados pelo programa como preenchimento dos dados cadastrais e declaração dos rendimentos.

Nessa fase, você terá que ter em mãos todos os documentos exigidos, por isso é importante consultar seu banco e a sua corretora.

  1. Listar bens e direitos

Além do salário e investimentos, você também deverá declarar os seus bens e direitos, como saldos em conta corrente, imóveis, carros, entre outros bens.

  1. Lançar os pagamentos efetuados

Na declaração do imposto de renda você deverá listar as suas despesas que podem ser comprovadas, como os gastos com convênio de saúde, mensalidade escolar, entre outros.

  1. Escolher o modelo de tributação

O último passo a ser realizado é definir o modelo de tributação, existem duas opções: sistema de deduções legais e o desconto simplificado.

Em caso de dúvida é importante consultar seu contador, porém o aplicativo também indica qual opção é a mais vantajosa para cada caso.

Declarando

Para quem nunca declarou imposto de renda é importante realizar uma consulta com especialistas na área, como a Vers, um escritório de contabilidade que pode ajudar você a entender melhor sobre o assunto.

Dessa forma, contrate um contador que possa te auxiliar nesse processo, ele irá lhe ajudar a tomar as melhores decisões ao declarar seu imposto de renda.

LEIA  Microempreendedor? Entenda Como A Contabilidade Pode Ser Importante Para O Seu Negócio!
Postado em Cliente FinalTagged , , , , , , , , ,