Quais são os documentos indispensáveis no processo de abertura de empresa?

Muitas pessoas sonham em abrir uma empresa, porém não saber por onde iniciar. Assim, leia este artigo e fique por dentro de como funciona a abertura de empresa.

Para montar um negócio é necessário juntar todos os documentos para não atrasar nenhum processo e nem inviabilizar seu empreendimento. Dessa forma, o primeiro passo é a formalização da sua empresa.

Além disso, será necessário também licenças e alvarás do Município e Estado para o seu funcionamento legal, mesmo estando inscrito na Previdência Social e tendo o CNPJ.

Lei da Liberdade Econômica. A quem se aplica

Documentos indispensáveis para abertura de empresa

Confira aqui quais são os documentos que não podem faltar para montar um negócio.

  • Registro na junta comercial

A primeira coisa para se fazer ao abrir um empreendimento é ir fazer o registro na junta comercial, ele irá funcionar como uma espécie de Certidão de Nascimento da sua empresa.

Para conseguir esse registro você pode ir na Junta Microempreendedores Individuais. Para conseguir o documento temporário com validade de 180 dias, basta acessar o portal do empreendedor.

Para fazer o registro na junta comercial será necessário:

  • Cópia do documento de identidade do dono da empresa;

  • Pagamento da guia de recolhimento;

  • Ficha de cadastro nacional;

  • Contrato social;

  • CNPJ

Depois do registro na junta comercial você deve solicitar o CNPJ. Para conseguir o CNPJ você pode tentar pelo site da Receita Federal. Ou se preferir basta ir na secretaria da Receita Federal.

  • Inscrição Municipal e Estadual

Para fazer a inscrição municipal basta ir na prefeitura onde a sua empresa estará sediado e fazer o registro.

É necessário também a inscrição estadual para empresas que precisam obter a inscrição no ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).

  • Alvará de Funcionamento

Juntamente com a inscrição municipal você solicita o alvará de funcionamento.

  • Registro na Previdência Social

Após começar suas atividades, no prazo máximo de 30 dias é necessário que toda empresa esteja registrada na previdência social.

Informações sobre o processo de abertura de empresa

Veja aqui algumas informações em que o empreendedor deve observar ao montar sua empresa.

  • Viabilidade do negócio

Você deve observar se o seu negócio será adequado para aquele lugar, por isso antes de abrir você deve pesquisar, identificar os futuros clientes e a concorrência.

  • Defina o valor do investimento

Você deve ter definido o valor que irá precisa investir no início, levando em conta todas as despesas como por exemplo, mercadorias, máquinas, decoração e móveis da loja, entre outros.

  • Calcule a despesa da empresa

Você deve calcular todas as despesas que terá com seu negócio, gastos com 13º de funcionário e FGTS, carga tributária, por exemplo.

  • Separe o dinheiro pessoal da empresa

É importante não misturar as finanças pessoas e as finanças da empresa. Além disso, nem todo lucro deve ser para o sócio, pois a empresa precisa de dinheiro para que ela cresça e desenvolva.

Lei da Liberdade Econômica. A quem se aplica

Quanto custa para abrir uma empresa?

O custo para abertura de empresa pode variar bastante, mas tem um média de R$2.5000, vai depender do município onde vai está sediada a empresa, função da empresa, entre outros.

Além disso, possui também as despesas indiretas para abertura de empresa que possui um peso bem alto, como despesas com aluguel, reforma do ponto comercial, móveis e contador.

Cuidados se deve ter ao abrir uma empresa

O principal problema enfrentado na abertura de empresa pelos empreendedores é a falta de planejamento. Por isso, fazer o planejamento é essencial para ter sucesso no seu negócio.

Além disso, muitas pessoas ao abrir a empresa fazem investimento e acaba aderindo crédito com taxas de juros muito altas que acabam virando uma bola de neve.

Em caso de dúvida você pode contratar um escritório de contabilidade como a Vers para te ajudar a solucionar os problemas contábeis, financeiros e jurídicos.

Portanto, é importante fazer um planejamento de tudo antes mesmo da abertura de empresa e ter controle sobre as finanças, cuidado com estoque e fazer registro de tudo que entra e sai para evitar problemas futuros.

LEIA  A Vers ajuda você a fazer a Estratégia de Diferencial de mercado da sua empresa!
Postado em Abertura de empresaTagged , , , , , ,