A Vers Ajuda Você A Formalizar Sua Empresa Familiar! A Hora É Agora De Abrir Sua Empresa

O ato de abrir sua empresa pode ser muito peculiar. Algumas delas nascem da parceria e dos sonhos compartilhados de uma família.

Os laços sanguíneos podem ser uma ótima alternativa para quem deseja ter sua empresa, com apoio financeiro e pessoal nesta caminhada.

Na grande maioria das vezes, essas empresas familiares nascem de forma não formalizada e permanecem assim por anos.

Quando a empresa alcança um patamar interessante de lucro, é necessário formalizar a empresa, não apenas para estar legalmente dentro dos padrões exigidos, como também para tranquilizar os sócios envolvidos.

A Vers Ajuda Você A Formalizar Sua Empresa Familiar! A Hora É Agora De Abrir Sua Empresa

Família unida para abrir sua empresa

O fundador de uma empresa familiar é a figura mais importante dentro da esfera do negócio. Não há dúvidas sobre essa afirmação.

Entretanto, os sócios familiares que são escolhidos para compor essa empresa, precisam vir dotados de capacidades, habilidades e formações próprias para ajudar no desenvolvimento da empresa.

A partir dessa conscientização de que cada um tem um papel fundamental dentro da empresa, podemos passar para os trâmites da formalização.

Ao decidir abrir sua empresa, a família deve levar em consideração quais são os documentos necessários para iniciar e manter esta empresa. A Vers te ajudará nesta etapa!

LEIA  Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa em Cotia!

 

Dicas para abrir uma empresa familiar duradoura

Antes de falar da formalização em si, precisamos alertar os proprietários de empresas familiares para que se atentem a decisões simples e transformadoras.  Confira tudo antes de abrir sua empresa:

  • Procure estabelecer acordo formal de acionistas

Mesmo com laços familiares é preciso ter um quadro societário que aplique um acordo formal de cotas e ações para todos os sócios. Deve conter os direitos, as obrigações e os limites de cada um dos sócios.

  • Formalize os herdeiros

Os herdeiros devem ser incluídos no quadro societário, seguindo regras para garantir que a empresa seja mantida com boa gestão.

  • Busque transparência na empresa entre os sócios

Pode parecer óbvio, mas, no dia a dia, as ações e decisões podem pegar um dos sócios de surpresa. Se essa prática for mantida por muito tempo, poderá prejudicar os negócios. O ideal é que todos os sócios estejam alinhados.

  • Não transforme a empresa em cabide de empregos

É importante que a empresa não coloque qualquer parente para trabalhar. Pode parecer humano e inofensivo, mas os funcionários, parentes ou não, precisam ter formação adequada dentro da área que irão atuar.

  1. Separe a família do assunto profissional

Mais um tema que pode parecer bobagem de tocar, mas acontece muito. Seja entre casais, irmãos ou parentes mais distantes, os conflitos familiares não devem ser discutidos ou levados à empresa. Para tratar de assuntos de família, é necessário estar longe da empresa.

A Vers Ajuda Você A Formalizar Sua Empresa Familiar! A Hora É Agora De Abrir Sua Empresa

A formalização de forma simples

Quando falamos em formalização de uma empresa familiar, ou mesmo do ato de abrir sua empresa, estamos apontando a necessidade de tirar uma empresa com forte capacidade de crescer, da ilegalidade.

LEIA  Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa No Brasil? A Vers Pode Te Ajudar a Economizar

Isso mesmo, para trabalhar com tranquilidade, é preciso ter em mente que a formalização dá vida à empresa, ou seja, é um registro empresarial que reconhecerá sua empresa para o Governo Federal e outros órgãos de direito.

  1. Consulte se o nome da empresa poderá ser usado;

Para que não haja empresas com nomes repetidos, é necessário que os sócios busquem saber a viabilidade do nome.

  1. Definir a natureza jurídica da empresa familiar mesmo que já esteja em atuação;
  2. Registre sua empresa: procure a Junta Comercial para que a empresa familiar seja registrada de acordo com a sua natureza e finalidade de lucro;
  3. Veja se suas licenças estão em dia: você poderá consultar os órgãos de controle ambiental e do corpo de bombeiros para se certificar de que não estará contrariando essas leis.

Por fim, não encare a formalização como sinônimo de impostos e complicações! Estar dentro da Lei e formalizado é uma segurança para você e seus sócios.

Depois de tudo o que você leu, considere abrir sua empresa familiar, ou formalizar a que já existe e encontre sucesso no seu mercado de trabalho, atuando com a consciência tranquila.

Confira aqui e saiba mais sobre Employee Experience

Postado em Abertura de empresaTagged , , , , , , , , , ,