Você Sabe O Que É Compliance Nas Locadoras De Veículos?

Os fundamentos sobre o compliance nas locadoras de veículos é algo que precisa ser explicado com clareza e didática para que seja compreendido, tanto por empresas como pelo consumidor final.

Afinal, o que é compliance e como podemos ver essa metodologia aplicada nas locadoras de veículos? Neste texto vamos descobrir exatamente isto.

A palavra compliance, vem do inglês americano “Comply”, que significa “Cumprir”, “Obedecer”. Podemos dizer, então que significa agir conforme as regras.

Mas antes de aprofundarmos, é importante dizer que o tema compliance de modo geral, passou a ser melhor explorado a partir de 2009, chegando com força para tratar dos riscos e das regras em todas as empresas, entre elas, as locadoras de veículos.

Você Sabe O Que É Compliance Nas Locadoras De Veículos?

A base do compliance nas locadoras de veículos

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o compliance em linhas gerais.

Esse tipo de fundamento propõe transparência, ética, controle de riscos e formas de alcançar os objetivos sem perder o foco, seguindo regras importantes da fundação da empresa.

Só de compreender essa primeira explicação, já podemos imaginar como essa questão é importante quando relacionada às empresas que alugam carros.

Ética, objetivos definidos, controle de riscos e transparência são essencialmente o que deve reger uma empresa de qualquer área, não é mesmo?

LEIA  Como o e-Social irá impactar nos processos do Departamento Pessoal?

Portanto, o compliance nas locadoras de veículos é uma estratégia de desenvolvimento do negócio, levando-se em consideração uma mudança estrutural, se preciso, com vistas em sucesso a curto, médio e longo prazo.

Quais são benefícios diretos do compliance nas locadoras de veículos?

A partir deste ponto, vamos pensar no compliance nas locadoras de veículos de maneira mais específica. Afinal, é neste tipo de negócio que estamos focados.

Alguns pontos relevantes sobre o sucesso que o compliance pode trazer às empresas precisam ser considerados e é o que vamos fazer a seguir.

Dicas de como usar o compliance a favor da empresa

Veja, agora, porque aplicar compliance nas locadoras de veículos é uma medida segura e vantajosa. Confira:

  • Riscos específicos

Basta conhecer um pouco do mercado para entender que alguns riscos das locadoras de veículos são peculiares.

Podemos citar a locação dos veículos, em si, o gerenciamento de frotas, o desenvolvimento de tecnologias, a revenda de veículos, o relacionamento necessário com concessionárias, fabricantes e com o consumidor final.

Observe que são muitos envolvimentos diferentes: desde uma pessoa que alugou o carro e furtou algo, até um contrato com uma empresa que está sendo investigada por corrupção… tudo é risco, e precisa ser previsto.

  • A transparência pode livrar de processos judiciais

Mesmo quem diga que sua empresa está acima de qualquer suspeita, precisa estar cauteloso com tudo. Afinal, uma empresa não é administrada e não se levanta sozinha. Outras pessoas estão envolvidas, assim como outras empresas.

Portanto, use o compliance nas locadoras de veículos a seu favor, para ter transparência nas negociações, sem prejuízos processuais jurídicos.

  • Reduza os custos operacionais

Com o compliance a empresa conseguirá identificar riscos. Só por essa possibilidade, muito se economizará ao prever e antecipar riscos, ao invés de corrigir depois de uma crise.

LEIA  Por que a gestão contábil de uma locadora de veículos é diferente?

Com os investimentos corretos todas as previsões de custos serão avaliadas e previstas, tendo inclusive uma margem de custo e lucro para trabalhar. Só se pode corrigir a tempo o que está identificado.

Você Sabe O Que É Compliance Nas Locadoras De Veículos?

É preciso começar para ter resultados

Com tantos argumentos positivos, só podemos considerar que o compliance veio para transformar as empresas, principalmente de locação de veículos.

As mudanças positivas que o segmento vem recebendo, com novos interessados em carros de aluguel a partir de uma transformação de mente das pessoas, é uma oportunidade de estruturação.

Agora que você já entende um pouco mais sobre compliance nas locadoras de veículos, inicie um projeto para ter bons resultados.

Confira aqui e saiba mais sobre Aluguel Com Motorista: Locação Ou Fretamento?

 

Postado em Locadora de veículosTagged , , , , ,