Aluguel Com Motorista: Locação Ou Fretamento?

Na hora de fazer a contratação de um serviço de transporte, muitas pessoas ficam em dúvida se o aluguel com motorista se trata de uma locação ou de um fretamento.

Quando se faz a locação de um veículo com motorista, isso não caracteriza um serviço de transporte, por isso não existe uma obrigatoriedade diante das tributações por parte do contratante.

Já no caso do fretamento, a empresa responsável deve arcar com todas as tributações impostas por lei, incluindo a inscrição estadual.

Aluguel Com Motorista: Locação Ou Fretamento?

Como funciona o aluguel com motorista?

O serviço de locação se caracteriza pelo aluguel do bem, se acontece o aluguel com motorista, isso não caracteriza um fretamento. Já nos casos de aluguel de vans, ou transportes maiores que vão transportar pessoas, dependendo da quantidade de pessoas, pode ser caracterizada como um fretamento.

De forma geral, quando você aluga um carro, você pode ir com ele aonde quiser, na hora que quiser, fazendo o percurso que desejar, durante o tempo previsto em contrato. Neste caso, todas as responsabilidades são por conta do locatário.

Quais as diferenças entre fretamento e aluguel com motorista?

Muitas pessoas não sabem, mas existem muitas diferenças entre fretamento e locação com aluguel com motorista. São elas:

  • Fretamento; quando você contrata uma empresa de fretamento, todas as responsabilidades com o veículo, como abastecimento, definir rotas, averiguação das condições do carro, coordenadas para o motorista seguir, entre outros, são por conta da empresa.
LEIA  Vers Contabilidade - Uma nova experiência para gestão financeira da sua Locadora de Veículos

Neste caso a Inscrição Estadual é uma obrigatoriedade.

  • Locação com motorista; já quando você faz um aluguel com motorista, todas as responsabilidades, são por conta do locatário. Ou seja, o motorista está ali apenas para seguir as orientações do cliente.

Então, o cliente pode fazer qualquer coisa com o veículo, que esteja dentro do combinado em contrato. Aqui, não existe obrigatoriedade da Inscrição Estadual.

Aluguel Com Motorista: Locação Ou Fretamento?

Como escolher entre fretamento e aluguel com motorista?

A escolha entre o fretamento ou aluguel com motorista, deve ser feita diante das suas necessidades. Para isso, coloque na ponta do lápis o que vale mais apena para você.

Independente de qual for a sua escolha, é fundamental que você esteja atento a todas as exigências previstas em lei, para que assim, tudo seja cumprido corretamente.

Além disso, esteja também atento a todas as cláusulas do contrato, incluindo os seus direitos e as suas obrigatoriedades.

Como escolher uma boa empresa para alugar ou fretar?

Existem muitas empresas no mercado que trabalham tanto com o aluguel com motorista, como com o fretamento. Para escolher a melhor opção, vale a pena fazer uma pesquisa, levando em consideração a opinião dos clientes que já fizeram uso deste serviço.

Na internet mesmo, existem diversos sites de avaliação de serviços e produtos, onde os clientes contam as suas experiências e dão avaliação para o serviço que contratou.

Estes, são serviços de muita importância, que podem até colocar em risco a vida das pessoas que vão usar os transportes. Por isso, toda a atenção ainda é pouca.

Existem algumas diferenças muitos importantes entre fretamento e aluguel com motorista, que fazem com que a contratação seja totalmente oposta.

LEIA  O que é o programa de milhagem no Aluguel de Carros?

Sendo assim, foi possível conhecer mais sobre as diferenças em fretamento e aluguel com motorista. Desta forma, você está preparado para escolher a opção que mais vai atender às suas necessidades, estando dentro do que é exigido pela legislação. Assim, você e todos os passageiros, vão poder desfrutar com tranquilidade de todo o percurso até o seu destino final.

Confira aqui e saiba mais sobre O Que É Compliance Nas Locadoras De Veículos?

 

Postado em Locadora de veículosTagged , , , , ,