Você Sabe O Que É Leasing Operacional?

O leasing operacional é uma metodologia desenvolvida em muitas empresas, justamente porque através dele é possível obter um retorno financeiro eficiente sem precisar fazer grandes dívidas para isso.

Ainda assim, todos os detalhes de qualquer operação comercial devem ser especificados em um contrato, porque evitam mal-entendidos ou frustrações no desenvolvimento do negócio desejado.

Como muitos empreendedores não conhecem esse tipo de operação mercantil, entender melhor sua funcionalidade através de informações coerentes pode mudar a forma de atuação da empresa.

Você Sabe O Que É Leasing Operacional?

Conheça o leasing operacional

O leasing operacional é uma espécie de contrato onde uma pessoa física ou jurídica passa a utilizar imóveis e equipamentos por um prazo pré-estabelecido pelo proprietário do bem adquirido, conhecido também como arrendador.

Consequentemente, todos os custos relacionados a despesa e manutenção do produto ficam na responsabilidade do dono, já que o locatário muitas vezes não tem o montante necessário quando recorre a esse tipo de serviço com caráter de financiamento.

Por ser muito utilizado pelas mais diversas empresas, o prazo mínimo para o arrendamento dessa contratação é de 90 dias, lembrando que o valor pago das prestações não pode ultrapassar o custo total do que foi desembolsado no aluguel.

O mesmo ocorre com os serviços relacionados à operacionalidade do bem arrendado, porque como tais serviços costumam ser caros, há uma necessidade de analisar bem o gasto antes de fechar o contrato.

LEIA  O diferencial do selo da ABF em uma Franquia. E a Vers Contabilidade possui!

Até porque, a utilização do bem adquirido só será válida pelo tempo estabelecido em contrato, então é preciso estar atento, principalmente considerando que mesmo com a opção de compra, há uma desestimulação quando o valor desembolsado entra em análise.

Como o leasing operacional funciona?

Nem é preciso pesquisar muito para saber que o leasing operacional funciona como um aluguel e precisa ser tratado como uma despesa do ponto de vista contábil, porque como será um processo realizado mensalmente, durante o prazo vigorado no acordo assinado, é preciso manter um controle dos gastos.

Inclusive, considerando que o bem adquirido pode sofrer uma depreciação, ou seja, perda do valor registrado, é preciso mantê-lo como ativo imobilizado, visando seguir os mesmos princípios das outras despesas.

Mas, antes de assinar o contrato, é essencial estar por dentro de todas as regras estabelecidas pelo contratante para não ser vítima de surpresas desagradáveis.

Ou seja, seguindo os cálculos determinados para o tipo de bem desejado, o leasing operacional deve ser representado no balanço patrimonial da empresa em questão, com registros fieis e atualizados na concepção econômica.

Você Sabe O Que É Leasing Operacional?

Vantagens e desvantagens do leasing operacional

Assim como qualquer outro tipo de negociação contratual, o leasing operacional conta com vantagens e desvantagens que devem ser consideradas na hora de fazer o negócio.

Entre as vantagens estão:

  • Administração simples, rápida e eficiente.
  • Possibilidade de escolher o que vai ser adquirido.
  • Negociação de descontos para efetuar o pagamento.
  • Aquisição de um produto ou serviço com todas as características necessárias.
  • Desenvolvimento de contratos inferiores à vida útil do que foi solicitado, facilitando o aperfeiçoamento tecnológico.
  • Pagamento de um valor combinado antecipadamente durante o acordo.
LEIA  Ter um sócio ou não ter: eis a questão!

Já no caso das desvantagens estão:

  • Impossibilidade de adquirir o produto ou serviço enquanto o contrato flui.
  • Se as cláusulas não forem cumpridas pode haver penalização.
  • O processo de venda é extremamente burocrático.

Por esse motivo, analisar corretamente esse tipo de ajuda financeira e verificar se ela está de acordo com o seu perfil empreendedor é extremamente importante para que os objetivos sejam alcançados e a empresa consiga se destacar no mercado, através de escolhas conscientes e sensatas.

Então, depois de conhecer melhor o leasing operacional e saber como ele funciona, não deixe de investir no melhor conteúdo para o desenvolvimento amplamente qualificado do seu empreendimento à longo prazo.

Confira aqui e saiba mais sobre Como Abrir Uma Empresa De Consultoria

Postado em FranquiaTagged , , , , , , ,