Perfis Comportamentais: Você Conhece O Perfil Planejador?

Há vários tipos de pessoas que trabalham dentro de uma empresa e cada uma delas com seu tipo de perfil comportamental. Saber sobre o perfil planejador é essencial para entender quais as características fortes para se desenvolver.

Há quatro tipos de perfis comportamentais de colaboradores dentro de uma empresa, sendo eles: o comunicador, planejador, analista e o executor. Este tipo de perfil é natural e do instinto da pessoa através dos seus projetos na empresa.

Identificar e saber como trabalhar com cada tipo de perfil comportamental dos funcionários de uma empresa é essencial. Para que se entenda quais são os seus pontos fortes e pontos fracos.

Contudo é possível analisar e identificar através da maneira como os mesmos se desenvolvem dentro do empreendimento, com a realização e cumprimento de metas. Confira este artigo, para saber tudo sobre o perfil planejador.

Perfis Comportamentais: Você Conhece O Perfil Planejador?

Características do perfil planejador

Para ser identificado o perfil planejador, é essencial que você conheça suas características e como elas se destacam em relação aos outros colaboradores dentro da empresa.

Listamos aqui, as características deste tipo de perfil comportamental, para que você conheça mais, confira a seguir:

  • Uma pessoa calma, paciente, estável, trabalha em ritmo consistente;
  • Se sente mais confortável quando está em um projeto que já é de seu conhecimento;
  • Prefere o ambiente de trabalho estável, contando com segurança;
  • Não é adepto a sofrer pressões, como tempo e meta a ser cumprida em um pequeno prazo;
  • É susceptível a trabalhar em equipe, pois há uma boa comunicação e consegue analisar as ideias de todas as pessoas que compõem o grupo;
  • Se sente mais confiante quando possui mais tempo de experiência dentro da empresa e quando o reconhecimento é demonstrado pelos outros colaboradores.
LEIA  Como participar dos processos seletivos da VERS Contabilidade?

Este tipo de colaborador não se adequa facilmente a mudanças no ambiente de trabalho, sendo um empecilho para o seu bom desenvolvimento. Sendo uma pessoa que sempre determina maneiras mais fáceis e práticas para desenvolver o projeto.

Como o mesmo nome diz, o perfil planejador, planeja todo o projeto antes de executá-lo, considerando possíveis imprevistos e barreiras que podem aparecer, tendo sempre uma alternativa em caso de falha.

Perfis Comportamentais: Você Conhece O Perfil Planejador?

Como reconhecer o perfil planejador?

Para reconhecer o perfil planejador é essencial que você saiba técnicas para entender como o colaborador irá reagir em determinadas situações e quais são suas habilidades para desenvolver.

Confira algumas técnicas que podem ser aplicadas para que você entenda os perfis comportamentais existentes.

  • Teste comportamental: Pode-se aplicar testes lógicos, com questões objetivas para saber como o colaborador se sai ao realizar. Realizando até mesmo entrevistas e dinâmicas para resolução de um problema.
  • Entrevista STAR: Uma forma de analisar como o candidato reage em situações de conflitos no trabalho. Sendo analisados a situação, tarefa designada, a ação do mesmo e o resultado que irá apresentar.
  • Analise DISC: Através desta análise comportamental DISC, é possível desvendar qual o modelo mental do candidato. A interpretação se baseia em dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Saiba como desenvolver um planejador

Saber como desenvolver um colaborador que tenha o perfil planejador é essencial, para que o mesmo trabalhe de forma eficaz e garanta resultados positivos para a empresa.

Esteja ciente, que o mesmo prefere trabalhar em um ambiente organizado e estável, sem que ocorra mudanças drásticas. Pois pode atrapalhar o seu desenvolvimento.

O planejador deve ser alocado para realizar as estratégias do projeto que ainda será inicializado. E se trabalhar em grupo, possui estabilidade e paciência para demonstrar suas ideias para o andamento do trabalho.

LEIA  Por que você deve sempre ter um sistema de integração de novos funcionários na empresa

O perfil planejador deve estar incluso no time de todas empresas, pois são pessoas de fácil comunicação e desenvolvimento. Identifique-o e saiba qual área é melhor para o seu empenho, assim a empresa terá resultados satisfatórios.

Confira aqui e saiba mais sobre O Que É Preciso Saber Antes De Abrir Uma Empresa?

Postado em EndomarketingTagged , , , , , ,