Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa No Brasil? A Vers Pode Te Ajudar a Economizar

Abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, os principais fatores que dificultam esse processo são as questões burocráticas e o alto custo.

O processo de abertura passa por tantas etapas que é preciso ter paciência para que seu objetivo final seja colocado em prática. Além disso os custos podem ser bastante elevados, considerando que são apenas investimentos iniciais.

Contudo, atualmente, criaram-se novas formas para otimizar o processo de abrir uma empresa no Brasil, através do desenvolvimento das tecnologias, você pode fazer isso via online e de forma mais barata.

Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa No Brasil? A Vers Pode Te Ajudar A Economizar

Quais são os custos para abrir uma empresa no Brasil?

Para abrir uma empresa no Brasil, o empreendedor passa por uma série de etapas, em cada uma delas existem uma taxa correspondente aos serviços prestados para abertura do negócio.

Porém, geralmente os custos irão variar de acordo com o tipo de empresa e região. Atualmente, existem plataformas online que podem atender alguns tipos de empresa durante o processo de abertura.

Na maioria dos casos, o empreendedor terá os seguintes custos para abrir seu negócio:

  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);

  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);

  • Junta Comercial;

  • Certificado Digital;

  • Consultoria.

Quanto custa para abrir uma empresa no Brasil?

O valor gasto para abrir uma empresa no Brasil vai depender do tipo de empresa, porém em média gasta-se aproximadamente entre R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00.

Além desse investimento inicial existem uma série de custos envolvidos no negócio, como:

  • Regime tributário

O regime tributário é um fator que interfere bastante nos custos quando pretende-se abrir uma empresa no Brasil, pois é ele o responsável por determinar os impostos a serem pagos.

No Brasil, os tipos de regimes tributários disponíveis são: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.

Dessa forma, para identificar o ideal para sua empresa é aconselhável procurar um profissional da área, como um contador, ele poderá avaliar da melhor forma qual a opção que mais identifica com o seu negócio.

  • Investimento inicial

Outro custo que precisa ser estipulado antes de abrir uma empresa no Brasil é o investimento inicial, geralmente ele envolve a compra de equipamentos, aquisição de espaço, mobília, tecnologia, recursos para o trabalho, entre outros.

No entanto, esse valor pode variar consideravelmente dependendo do tipo de empresa, por isso é recomendado fazer um bom planejamento inicial envolvendo todos os tipos de custos.

  • Registro de marca

É preciso realizar o registro de marca, principalmente se você for investir em um planejamento de marketing. Antes de entrar com o pedido é importante verificar se não existe uma marca com as mesmas características.

Portanto, para garantir a exclusividade da marca o empreendedor terá que arcar com alguns custos relacionados a isso.

  • Pró-labore

Outro tipo de custo que deve entrar no planejamento da sua empresa é o salário do dono da empresa, ou seja, esse gasto também deve entrar nos custos fixos do negócio, junto com a folha de pagamento.

Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa No Brasil? A Vers Pode Te Ajudar A Economizar

Importância do planejamento financeiro para a empresa

Fazer um bom planejamento financeiro é importante para o sucesso de uma empresa, principalmente antes de iniciar as atividades, pois assim você já terá em mente qual o capital necessário para dar andamento ao seu negócio.

Hoje em dia, é muito comum as empresas fecharem por não possuírem um planejamento financeiro eficiente, dessa forma falta clareza do empreendedor em relação as movimentações financeiras realizadas em seu próprio negócio.

Por isso, ao abrir uma empresa no Brasil, faça um planejamento financeiro, ele garantirá uma melhor organização das diretrizes que irão fazer sua empresa crescer sem dificuldades.

Veja o nosso próximo post sobre Abertura de Empresa!

LEIA  Quais os melhores segmentos para abrir uma empresa?
Postado em Abertura de empresaTagged , ,