Qual A Diferença Entre Startup E Pequena Empresa?

Diferença entre Startup e Pequena Empresa são significativas, elas possuem diferenças estratégias de financiamento e análises de desempenho por seus gestores e próprios donos do negócio.

A maior diferença entre esses dois tipos de empresa encontra-se no objetivo principal de cada um deles.

A pequena empresa é levada pela rentabilidade e valor estável a um período de longo prazo. Já a startup foca sua receita no financiamento, visando seu potencial de crescimento.

Qual A Diferença Entre Startup E Pequena Empresa?

Startup x Pequena empresa

  • Startup

As startups concentram-se em atingirem um crescimento rápido e assim buscam um rendimento de alto nível. Além disso, elas procuram desenvolverem-se através do uso da tecnologia para desenvolvimento de produtos e/ou serviços.

Dessa forma, elas costumam impulsionar e levantar capital através de investidores anjos, capitalistas de risco e plataformas crowdfunding durante todo o desenvolvimento do negócio.

A lucratividade não é posta em primeiro lugar em uma startup, a motivação principal é a busca pelo crescimento. Isso ocorre, porque em uma startup o investimento realizado não precisa ser pago como no sistema de empréstimos.

Na maioria das vezes, as startups acreditam em algo inovador, seja um produto ou um tipo de serviço, por isso ela costuma atrair grandes talentos que estão motivados e interessados em fazer parte do negócio.

  • Pequena empresa

LEIA  Evite esses 6 erros ao escolher seus fornecedores!

A pequena empresa visa lucratividade e crescimento, porém ela atua de forma mais conservadora, por isso ela baseia seu negócio em fluxos de renda confiável e pensando a longo prazo.

Visando o risco mínimo, geralmente elas não são autofinanciadas pelos fundadores ou mesmo através de empréstimos bancários. Elas são criadas com objetivo de desenvolver uma receita relevante, mantendo os custos mínimos.

Uma pequena empresa já busca oferecer todo o portifólio de produtos e serviços do seu negócio, desde o início das suas atividades. E a princípio, eles não possuem o objetivo de desenvolverem novos produtos ou serviços.

Consolidando as diferenças entre uma startup e uma pequena empresa

De maneira geral, uma startup surge como uma empresa temporária que busca desenvolver algum tipo de produto e/ou serviço que terá um impacto significativo no mercado.

A pequena empresa busca gerar uma receita rápida, logo no começo da sua abertura. Enquanto que as startups passam por processos de financiamentos e investimentos durante o desenvolvimento do produto e/ou serviço.

A pequena empresa oferece produtos e serviços mais tradicionais, dessa forma ela tem capacidade de operar por um maior período de tempo, sendo diversos anos, mantendo assim sua estabilidade, funcionários e expectativas.

A startup já tem o objetivo de se tornar uma grande empresa, através do desenvolvimento de algo novo que trará um maior impacto a sociedade.

Qual A Diferença Entre Startup E Pequena Empresa?

Importância de uma boa gestão- Diferença Entre Startup E Pequena Empresa

Contudo, independentemente do tipo de modelo existente em sua empresa, ou do porte e de sua estrutura é importante buscar por um sistema de gestão eficiente, por isso ela deve ser baseada em princípios organizacionais.

Uma boa gestão empresarial busca gerir as políticas internas e assim aplicar estratégias que visam o crescimento e desenvolvimento do negócio com base em seus objetivos e princípios

Conclusão

É preciso ressaltar que ambos tipos de empresa precisam ser persistentes em seus negócios, pois nenhuma delas está totalmente livre dos riscos, por isso elas precisam se organizar e definir seus objetivos e metas a serem alcançadas.

Por isso, ao abrir uma empresa é preciso definir qual o tipo de negócio que você se encaixa, afinal existem diferenças significavas entre os dois modelos descritos acima.

Portanto, analise e pesquise qual perfil da sua empresa se ela se encaixa mais no modelo de uma startup ou de uma pequena empresa, isso ajudará no desenvolvimento de estratégias para o sucesso do negócio.

Veja o nosso próximo post sobre Abertura de Empresa!

Postado em Abertura de empresaTagged , , , ,