Quais As Diferenças Entre Marketing E Endomarketing?

Conhecer as principais diferenças entre marketing e endomarketing pode ser importante para sua empresa. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso saber que ambos esses temas se conectam amplamente entre si.

Portanto, de forma geral, ainda que um diga respeito sobre a parte interna da empresa (endomarketing) e o outro não necessariamente, o que se configura como a maior diferença entre eles, há mais semelhanças em pauta do que você imagina.

Tradicionalmente, o marketing é um conjunto de métodos usados ​​para aprimorar a comunicação com o cliente, oferecendo-lhes um produto que atenda às suas necessidades e desejos.

Por sua vez e por definição, o endomarketing diz respeito ao marketing interno das empresas.

Quais As Diferenças Entre Marketing E Endomarketing?

Saiba mais sobre marketing e endomarketing

Para compreender onde moram as diferenças e – mais ainda – onde se encontram os conceitos de marketing e endomarketing, os especialistas geralmente recorrem ao chamado “mix de marketing”.

– Essa é uma estratégia voltada para os quatro P’s do marketing: Produto (bens ou serviços oferecidos), Preço (produção e liberação), Praça (rede de distribuição) e Promoção (método de comunicação e publicidade).

– No entanto, o que isso tem a ver com o endomarketing? Na realidade, o endomarketing é amplamente inspirado no próprio marketing.

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– Se o marketing tradicional consiste em estabelecer um diálogo constante com o cliente para identificar melhor características específicas e ajustar a produção de um produto para atender às necessidades do cliente, no endomarketing, o cliente é substituído pelo seu funcionário.

Lidando com seus funcionários com marketing e endomarketing

A maioria das organizações possui um departamento de marketing muito competente.

Agora, é preciso aprender com ele e incorporar, quando possível, algumas das melhores técnicas de gerenciamento de recursos humanos. Mas como você pode integrar o endomarketing ao marketing – ou vice-versa?

Aposte em um abordagem baseada no cliente e em seus funcionários atuais

No caso do endomarketing, o funcionário representa o cliente e todos os aspectos nobres que ele implica.

– Portanto, o endomarketing se traduz em uma disposição real de adaptar as condições de trabalho às necessidades dos funcionários, para oferecer a eles um “produto” que corresponda às suas necessidades e expectativas.

  • É uma maneira de garantir a “fidelidade do cliente”, ou seja, envolver os funcionários e aumentar sua taxa de retenção.

A esse respeito, um dos princípios básicos do marketing afirma que custa menos para uma empresa reter um cliente que deseja sair do que passar pelo processo de obter um novo.

  • Da mesma forma, é mais ideal modificar a estrutura organizacional para manter bons funcionários do que recrutar e treinar constantemente novos.

Quais As Diferenças Entre Marketing E Endomarketing?

Foco na qualidade do serviço interno

Também é possível adotar estratégias de marketing e endomarketing para a organização do trabalho.

– Isso não significa necessariamente que você precisa revisar todas as operações da sua organização; você só precisa mudar a maneira como as percebe.

– Em vez de treinar suas equipes e departamentos para trabalharem isoladamente, faça com que eles comuniquem.

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– Você já notou que alguns funcionários geralmente são muito educados com clientes externos, mas mostram uma falta de respeito grave com seus fornecedores internos (ou outros departamentos da organização)?

  • Para mudar isso usando marketing e endomarketing, considere estabelecer um ambiente de trabalho respeitoso e confiável entre as diferentes equipes, implementando uma ideologia interna.

  • Cada departamento deve considerar a equipe da qual depende como um cliente interno e deve tratá-los com a mesma minúcia e respeito que tratariam um cliente externo.

  • Então, isso significa que eles precisam fornecer cronogramas, estimativas de tempo e custo, além de monitorar a qualidade dos produtos oferecidos e do atendimento ao cliente.

Conclusão

Para alguns, uma abordagem de marketing e endomarketing pode parecer um ciclo vicioso, ou uma inversão ilógica do local de trabalho. Mas é exatamente o contrário!

Na realidade, marketing e endomarketing são maneiras hábeis de aplicar sua estratégia de negócios internamente. Conte com essa ideia e aproveite para ler nosso texto: Halloween nas empresas: 5 ideias para você se inspirar!

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