O Que É ABF?

Qual a relação da sigla ABF com franquias? Em todos os setores da economia, instituições e indivíduos unem forças em prol de maior representatividade e liberdade de ação, certo?

E no ramo das franquias não poderia ser diferente, esta sigla significa Associação Brasileira de Franchising. É natural que empreendedores iniciantes no setor tenham suas dúvidas a respeito da organização.

Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover o desenvolvimento dos sistemas de franquias, além de divulgá-los. Tanto nos seus aspectos técnicos, quanto institucionais.

O Que É ABF

Uma breve história da ABF

Presente no país há mais de 30 anos, a entidade foi criada para regularizar e profissionalizar o setor de franquias. Quando iniciou suas atividades, havia apenas 11 marcas operando dentro de um sistema franqueado no Brasil.

Foi assim que em 1987 um grupo de empreendedores e consultores fundaram a ABF. Os impactos da Associação Brasileira de Franquias foram rapidamente sentidos no mercado.

Já em 1991, quatro anos após a sua criação, o número de franqueadoras subiu para mais de 350 empresas. Mesmo no clima economicamente hostil que assolava o país na década de 90, a entidade manteve papel ativo. Com o tempo, o setor de franquias firmou-se para chegar no que hoje conhecemos.

 Atividades promovidas pela ABF

A ABF promove cursos, simpósios, conferências, seminários, palestras e também encontros para formação técnica em franchising. Essas atividades visam beneficiar os associados e estimular a expansão das franquias no país.

Para isso a associação reúne em seus eventos franqueados, franqueadores, consultores e prestadores de serviço do setor. Vale lembrar que ela criou também o primeiro curso de MBA sobre franquias da América Latina.

Este foi o fruto de uma parceria com a FIA/PROVAR. A atuação da Associação Brasileira de Franchising junto ao governo brasileiro também é relevante. Afinal, sem uma política nacional para o setor, muito do trabalho da instituição estaria perdido.

  • O Brasil é, inclusive, um dos países seletos que possuem uma lei dedicada exclusivamente ao franchising;

  • No setor financeiro, a entidade firmou acordos com bancos nacionais para melhorar o relacionamento de fraqueados e franqueadores;

  • Além disso, mantém convênio com a Apex-Brasil a fim de fomentar a exportação de franquias brasileiras.

 O impacto internacional da associação

É pelas razões acima citadas que a ABF se destacou internacionalmente como uma entidade de natureza empreendedora. A associação fundou o World Franchise Council, ou WFC, uma congregação com importantes associações de todo o mundo.

Além de fazer parte da Associação Internacional de Franquias, a Associação Brasileira de Franchising é membro da Federação Europeia de Franchising. Assim como integra a Federación Ibero-americana de Franquicias, a FIAF.

O intercâmbio com estas entidades do exterior permite trazer para o país muitos elementos que contribuem para o crescimento. São atualizações com o que há de melhor em práticas, informações e experiências do mercado de franquias internacional.

  • Levar nossas marcas para o exterior é outro objetivo da associação. Não à toa, o número de empresas brasileiras com operações em outros países só aumentou nas últimas décadas.

O Que É ABF

As franquias do Brasil

Conhecendo o que é Associação Brasileira de Franchising, você se inteira também dos resultados da atuação desta entidade no nosso país. Nestes mais de 30 anos muitos foram os benefícios conquistados.

Nosso franchising encarou crescimento de 14% ao ano durante a crise econômica, superando a taxa de crescimento do PIB brasileiro. A Associação Brasileira de Franchising certamente teve grande contribuição para o êxito do setor.

É por isso que atualmente o Brasil se encontra entre os países com maior número de redes de franquias segundo a WFC.

Gostou de saber a respeito da ABF? Comente o que achou e compartilhe.

LEIA  Gestão de Redes de Franquias
Postado em FranquiaTagged , , ,