Quais As Vantagens Da Formalização Para Advogados

Antes, para acontecer a formalização para advogados, eles passavam por diversas situações burocráticas. Além disso, o regime tributário ao qual eles eram obrigados a se vincular não era tão vantajoso.

Mas, a partir de 2015 foi ampliado para a atividade de advocacia, podendo ser utilizado também por advogados que trabalham como pessoa jurídica.

E possibilitou que escritórios micro e de pequeno portes pagasse impostos conforme sua situação financeira. Dessa forma, continue lendo este artigo e fique por dentro de todas as vantagens da formalização para advogados.

Quais as vantagens da formalização para advogados?

  • Pague menos impostos

Uma vantagem da formalização para advogados é que você irá pagar menos impostos, você vai sentir direto no bolso.

Pois, ao invés de pagar 27,5% de imposto de renda trabalhando como autônomo, ao constituir um CNPJ você começa pagando 4,5%. 

Nessa alíquota você pode ter um faturamento médio mensal de até R$ 15 mil, além de já está pagando o imposto de renda dentro dessa alíquota, que vai ser analisada conforme o seu rendimento.

  • Emissão de notas fiscais

Uma das vantagens da formalização para advogados é a emissão de notas ficais, pois através dela você vai poder atender empresas que irá aumentar sua lucratividade.

Com um CNPJ você pode atender qualquer empresa e com isso pode expandir sua área de atuação, deixando de atender apenas pessoas físicas, aumentando assim o faturamento do escritório.

  • Evolução patrimonial legalizada

É normal que na evolução patrimonial legalizada o advogado deixe levar pela sensação de crescimento da renda e comece a gastar o dinheiro.

Dessa forma, o aumento repentino de bens aliada à alta movimentação bancária, chama a atenção do fisco. 

Por isso, é necessário ter lastro financeiro para evitar problemas com a Receita Federal. Dessa forma, é importante formalizar a renda obtida na advocacia.

E a melhor solução é constituir um CNPJ para regularizar a situação e ainda gerar economia tributária.

  • Participação em licitações

Outra vantagem da formalização para advogados é participar de licitações, uma vez que atender órgãos públicos e atuar em grandes causas pode lhe trazer honorários maiores. 

Mas os órgãos públicos precisam prestar contas à sociedade, é preciso ter um CNPJ e uma sociedade constituída para participar da concorrência em processos licitatórios.

Essa é uma ótima oportunidade para aumentar os honorários de seu escritório.

  • Acesso às melhores linhas de crédito

Através da formalização para advogados você consegue ter acesso à linhas de crédito com taxas de juros mais baixas, especiais para pessoas jurídicas que precisam de capital de giro.

O advogado pode aderir ao Simples Nacional?

O advogado pode aderir ao simples nacional tanto o formalizado como Eireli ou quanto o registro como Sociedade Unipessoal.

Assim, todos os tributos que você deve pagar são agrupados na mesma alíquota e, assim, você paga um percentual bem menor do que na pessoa física, sendo a alíquota inicial é de 4,5%, contra 27,5% da pessoa física.

Essa alíquota vai variar de acordo com o faturamento, e só vai subir se você estiver lucrando bastante.

Quais As Vantagens Da Formalização Para Advogados

Por que fazer a formalização para advogados?

O mercado de hoje exige mais do que nunca a profissionalização dos advogados, necessitando assim de forma obrigatória, pela formalização para advogados no início da atividade advocatícia.

Dessa forma, fazer a formalização para advogados é necessário de forma detalhada e minuciosa se o caminho trilhado pela Sociedade de Advogados está sendo o correto principalmente na área tributária.

Por isso, diante de uma mercado cada vez mais competitivo, a importância da formalização para advogados deve ser levado nos mínimos detalhes para que contratos não sejam fechados, evitando assim grandes prejuízos financeiros.

Veja o nosso próximo post sobre Abertura de Empresa! 

LEIA  Qual é a documentação para abrir uma empresa?
Postado em Abertura de empresaTagged , , , ,