Tudo que você precisa saber sobre Outubro Rosa

Como todos sabem, no mês de Outubro realiza-se a campanha de conscientização Outubro Rosa! O objetivo principal, é alertar mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, do câncer de colo do útero!

Esta campanha, celebrada anualmente desde os anos 90, tem proporcionado cada vez mais, maior acesso a serviços de diagnóstico e contribuindo com a redução do índice  de mortalidade de mulheres acometidas com a doença.
O nome da campanha foi inspirado na cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Durante o mês, monumentos e instituições iluminam-se com  essa mesma cor.

 

Resultado de imagem para outubro rosa o que é

A campanha é responsável por divulgar informações sobre o câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a atenção das mulheres e recomendações nacionais sobre os benefícios e riscos da mamografia de rotina, para que a mulher possa decidir com mais segurança sobre a realização do exame.

Informações sobre a doença:
O câncer de mama é uma doença ocasionada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. São inúmeros tipos de câncer de mama. Alguns de desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.

 

Previna-se:

É confirmado por especialistas, que o percentual de cura quando câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros, é elevado. Por isso, recomenda-se que em todas as possibilidades em que as mulheres tiverem, realizem o autoexame das mamas. É necessário que elas conheçam seus corpos para ficarem atentas aos sinais.
Além da regularidade do autoexame, como se prevenir?

  • Evite o ganho de peso
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Pratique atividade física
  • Evite reposição hormonal
  • Amamente
LEIA  Prorrogação do BEm: ampliado o prazo para Suspensão de contrato e Redução de jornada

 

Principais sinais/sintomas:

  • Caroço/Nódulo, geralmente indolor
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja
  • Surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquidos em um dos mamilos
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas)

 

E como você pode ajudar?

Bom, o mais importante, é que todos vocês que nos lêem, se mobilizem com a campanha e passem a divulgar informações úteis para as pessoas ao seu redor. Sua ajuda pode auxiliar as milhares de mulheres que foram acometidas por essa doença. Ajude a campanha a ganhar ainda mais visibilidade durante todo o ano e não só em outubro!

Postado em Sem categoriaTagged , ,