Quais As Diferenças Entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia

Muita gente pergunta o que é Razão Social e Nome Fantasia e suas diferenças. Dessa forma, se você busca empreender você deve saber as diferenças básicas de cada uma.

Assim, se você quer abrir uma empresa o primeiro passo é fazer o registro na Junta Comercial, o que será necessário um nome para constar no registro, além disso você vai precisar de um apelido na qual ela vai ser reconhecida.

Você também vai precisar da marca para diferenciar os produtos e serviços da concorrência. Para saber as diferenças entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia continue lendo este artigo.

Quais As Diferenças Entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia

O que é Razão Social e Nome Fantasia?

Razão social é o nome de registro da sua empresa, conhecido também como o nome comercial, denominação social ou firma empresarial, ou seja, é o nome dado a pessoa jurídica registrada na Junta Comercial.

Além disso, ao abrir uma empresa você deve checar possui algum nome similar já existente para que o registro seja válido, pois o nome comercial é protegido pela Constituição Federal do Brasil e pelo Código Civil Brasileiro.

O Nome Fantasia conhecido também como nome de fachada é o nome popular da empresa, que pode ou não ser igual a razão social. Ele serve mais para divulgação de marketing e vendas.

Diferenças entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia

Confira a diferença entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia:

  • Marca

A marca é um tipo de sinal utilizado para diferenciar produtos e serviços uns dos outros. É bastante parecida com o nome fantasia, pois é um instrumento pelo qual a empresa vai se comunicar com seus clientes.

Dessa forma, vai ser por meio dela que eles serão capazes de distinguir seus produtos e serviço, oferecidos pela concorrência.

  • Razão Social

Razão Social é o nome da sociedade que irá constar no ato constitutivo, pode ser comparada com o nome de uma pessoa que é registrada na certidão de nascimento

A Razão Social registra-se na Junta Comercial. Em que é necessário escolher um nome oficial para sua empresa, que é o nome para registro e estará presente em todos os documentos oficiais da empresa.

Nas sociedades limitadas é obrigatória a presença do termo limitada ou a abreviação LTDA. O registro da razão social se dá quando protocolados os atos constitutivos na junta comercial.

No caso do empresário individual, é obrigatório o uso da Razão Social. Já para limitada e Eireli, é facultativo.

  • Nome Fantasia

O registro do nome fantasia deve ser feito junto ao órgão de marcas e patentes, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI dá direito à utilização do nome da marca/produto ao registro que for primeiro efetuado.

Esse registro não é obrigatório, mas, uma vez feito, passa a ser considerado uma marca registrada. Essa marca começa então a apresentar e a empresa a que se refere passa a ser sua dona absoluta.

Um exemplo a ser citado de diferença entre Razão Social e Nome fantasia é o da Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa, e a razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.

Quais As Diferenças Entre Marca, Razão Social e Nome Fantasia

Por que proteger sua empresa?

Através do registro da Razão Social e Nome sua empresa ficará segura, garantindo que os produtos e serviços sejam reconhecidos pelos clientes.

Com o registro de marca perante um órgão nacional, INPI, irá garantir que o seu dono tenha o uso exclusivo da marca registrada. Pois, irá conferir uma proteção que abrange o país inteiro.

Por isso, é importante fazer o registro da Razão Social e Nome Fantasia, uma vez que bem estabelecida e reconhecida pelo público, pode agregar um valor gigante ao seu empreendimento.

Veja o nosso próximo post sobre Abertura de Empresa!

Postado em Abertura de empresaTagged , , , , ,