Clima Organizacional: O Que É E Como Melhorar O Da Sua Empresa?

O desempenho dos negócios é um quebra-cabeça complexo e multidimensional em todas as empresas do mundo – e que pode ser facilmente resolvido com o gerenciamento do chamado ‘clima organizacional’.

Para criar um clima organizacional saudável, é necessário dar atenção a duas coisas: ao ‘Desenvolvimento da Liderança’ e à ‘Motivação do Empregado’. Isso ocorre através da compreensão do ambiente de negócios interno e externo.

Para compreender o que é e como usar esse conceito em sua empresa para otimizar seus resultados, vamos ver essas dimensões de uma maneira simplista, porém saudável.

Clima Organizacional: O Que É E Como Melhorar O Da Sua Empresa?

Disciplinas organizacionais e operacionais – clima organizacional

Um bom clima organizacional, também chamado de disciplina organizacional, visa alcançar clareza e uniformidade interfuncional em toda a organização.

– Para isso, é estabelecido um conjunto de processos, com um foco discreto na conformidade. Os CEOs não gostam de errar; assim, eles instituem auditorias periódicas desses processos, internos e externos.

  • Essas e outras abordagens semelhantes são implementadas para gerenciar a disciplina organizacional.

  • Regras, instruções, processos e procedimentos operacionais são as ferramentas para facilitar a otimização dos fluxos funcionais.

Tudo isso constitui a estrutura da chamada ‘disciplina operacional’. Tendo isso em mente, vamos entender mais sobre os dois tópicos acima citados:

Desenvolvimento de Liderança e Motivação dos Funcionários

A eficácia do controle sobre vários aspectos das disciplinas organizacionais e operacionais, discutida acima, ocorre apenas através de práticas de desenvolvimento de liderança bem evoluídas em uma organização.

LEIA  A Vers dá início ao projeto Conhecimento é para Todos

– A liderança em vários níveis deve ser encarregada de divulgar e monitorar a conformidade, também acima citada.

  • Em suma, o CEO precisa orientar pessoalmente seus funcionários em relação a essa função, pois ela possui grande valor estratégico para melhorar o desempenho dos negócios.

A liderança deve se tornar proficiente na arte de extrair objetivos individuais dos objetivos organizacionais gerais.

Isso, por si só, pode criar uma organização totalmente alinhada, ou seja, um bom clima organizacional – na qual todas as partes envolvidas nela entendem sua contribuição para o desempenho geral dos negócios. Isso começa pelo líder.

  • Quando um líder é motivado a entregar sua parte do negócio, cada funcionário da equipe é cobrado para também contribuir com o esforço da equipe.

Não há melhor maneira de criar um bom clima organizacional para alcançar o desempenho comercial desejado do que essa.

Infelizmente, muito poucas organizações, no nível do CEO, tentam seguir essa abordagem.

Melhorando a produtividade dos funcionários na prática – clima organizacional

Este continua sendo o maior quebra-cabeça de todas as organizações, independentemente de seu tamanho.

Um entendimento simplista, porém realista, da produtividade dos funcionários (EP) é a contribuição, por funcionário, para a receita incremental, ano após ano, calculada da seguinte forma:

EP = (Receita durante o ano ‘Y’ – Receita durante o ano ‘Y -1’) / Número de funcionários na organização.

  • A liderança precisa identificar um conjunto de iniciativas que devem ser lançadas em toda a organização para melhorar a EP.

As iniciativas precisam ser projetadas após a obtenção do feedback dos funcionários sobre vários atributos.

Portanto, os líderes precisam listar todos os atributos possíveis que podem ajudar na criação de um clima interno saudável.

LEIA  O que eu preciso ter para me destacar como um profissional da área fiscal

Clima Organizacional

A soma total do que foi discutido acima define o clima organizacional, que constitui uma atmosfera na qual as pessoas podem respirar facilmente e contribuir para o crescimento de sua organização.

Em resumo, para que seja criado o melhor clima organizacional possível, é preciso:

  1. Criar bons líderes em todos os níveis;

  2. Sensibilizar líderes para criar, por sua vez, clientes satisfeitos;

  3. Obter feedback dos funcionários antes de iniciar iniciativas estratégicas para melhorar o desempenho dos negócios.

Seguindo as dicas acima e entendendo o que é clima organizacional, coloque-o em prática em sua empresa. Aproveite também para conferir ideias de Endomarketing a baixo custo para sua empresa!

Postado em EndomarketingTagged , , , , ,