Inteligência Artificial Na Contabilidade. O Que Pode Mudar?

Com o rápido desenvolvimento da economia, ciência e tecnologia, a era da Inteligência Artificial (IA) chegou e exerceu uma enorme influência na vida cotidiana. Saiba sobre a inteligência artificial na contabilidade.

No que diz respeito à profissão contábil, muitos boatos surgiram comentando sobre a diminuição dos contadores em empresas.

Atualmente, surgem oportunidades para novas profissões relacionadas a inteligência de negócios, análise de dados, programação e modelagem financeira.

Dessa forma, a inteligência artificial na contabilidade deixa os profissionais da área atrasados quanto a tecnologia. Porém, será que eles são prejudicados?

Inteligência Artificial Na Contabilidade

Quais são as ameaças e oportunidades da inteligência artificial na contabilidade?

A demonstração de resultados da profissão contábil resultará em perdas maiores do que em ganhos devido à transformação digital dos processos de negócios devido à incorporação da inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma simulação do processo de pensamento e de coleta de informações realizadas pelos seres humanos.

  • Essa simulação pode ser realizada de maneira estrutural, criando uma máquina semelhante ao cérebro humano e de maneira funcional, emulando as funções do cérebro.

Com isso, certamente as tarefas mecânicas ou os processos financeiros, administrativos e de conformidade para diferentes grupos de interesse podem ser realizadas de maneira mais eficaz.

  • Além disso, a qualidade das informações melhorará à medida que a quantidade de erros humanos em seu processamento diminuir.
LEIA  Confira Como A Vers Pode Ajudar Sua Empresa Na Adoção De Novas Tecnologias, Como A IA.

Sabendo disso, a inteligência artificial na contabilidade gera um grande impacto para a área, porém surge com alguns benefícios e tecnologias mais eficientes.

Também, a inteligência artificial na contabilidade acelerará os processos de auditoria, pois as revisões que poderiam levar uma semana serão feitas em minutos, é claro, com a programação apropriada.

  • O monitoramento do sistema de controle financeiro interno também pode ser feito de maneira automatizada.
  • Além disso, uma quantidade maior de controle interno pode ser programada, desde a origem das transações até a conclusão do processo de relatório financeiro.

Portanto, é provável que as organizações reduzam o número de funcionários de contabilidade que realizaram tarefas mecânicas ou altamente rotineiras até o momento.

Mas, qual será o futuro dos contadores? – Inteligência artificial na contabilidade

O medo é de os contadores nas empresas diminuírem cada vez mais, porém, essa não é uma informação real, pois a tecnologia não pode chegar no futuro sozinha.

Além disso, há profissionais dessa área que atuam no julgamento profissional – que é a capacidade de aplicar treinamento, conhecimento técnico e experiência para tomar decisões informadas nas circunstâncias apropriadas, para escolher o curso de ação a ser seguido.

Assim, a inteligência artificial na contabilidade, especificamente no julgamento profissional, não poderá ser totalmente aplicada.

  • A aplicação do julgamento profissional é necessária para determinar a apresentação e avaliação adequadas de um item e a determinação justa de uma estimativa.
  • Além disso, é necessário converter previsões em orçamentos, considerando tendências de mercado, condições políticas, sociais e econômicas e aspectos qualitativos.
  • Também é necessário julgamento profissional para estabelecer indicadores de desempenho e avaliar empresas, unidades de negócios e as pessoas que os gerenciam.

Dessa forma, a inteligência artificial na contabilidade irá apoiar nos registros e nas atividades mecânicas ou de processamento.

LEIA  O que é a Conectividade Social ICP?

No entanto, a última decisão sobre a avaliação, apresentação e divulgação de decisões de negócios em informações financeiras e a apreciação abrangente dos resultados da estratégia, ao criar valor para a organização, será por parte do profissional de contabilidade.

Conclusão

A profissão contábil será transformada nesse novo ambiente e passaremos dos usuários das ferramentas tecnológicas, aos designers de estruturas de informação.

Sabendo disso, você deve conhecer os profissionais especializados da Vers Contabilidade para obter o os melhores resultados e estratégias para sua empresa.

Dessa forma, agora que você sabe sobre a inteligência artificial na contabilidade, saiba sobre Compliance na contabilidade: o que é, para que serve e como colocar em prática.

Postado em Cliente FinalTagged , , , ,