Saiba Como Fazer A Gestão De Férias Dos Colaboradores Da Sua Empresa Corretamente

Fazer a gestão de férias dos seus funcionários durante qualquer época do ano exige um bom planejamento estratégico, que deve ser feito com antecedência.

É necessário elaborar um plano sólido que possa, teoricamente, acomodar todos os funcionários, aproveitando todo o tempo disponível agora que você está “com um funcionário a menos”.

O departamento de Recursos Humanos geralmente toma esse tipo de decisão, instituindo e executando as políticas que mantêm sua empresa prosperando o ano todo.

Porém, além dessa opção, há várias estratégias a serem consideradas por quem busca fazer uma boa alta gestão de férias. Confira!

Saiba Como Fazer A Gestão De Férias Dos Colaboradores Da Sua Empresa Corretamente

Definindo e comunicando políticas de gestão de férias

Defina políticas detalhadas de férias e comunique-as claramente aos seus funcionários. Quantas pessoas podem sair de férias de uma só vez? Como isso é rastreado e quem aprova essas solicitações?

Embora o processo de integração seja o momento ideal para educar os funcionários sobre as políticas de gestão de férias, reitere-as pelo menos uma vez por ano para todos os funcionários.

Sistemas Rotativos

Para evitar que pessoas com profunda experiência na empresa se sintam menosprezadas, contar com sistemas rotativos de gestão de férias pode ser uma boa ideia.

LEIA  Como o departamento pessoal complementa o RH?

– Essas rotações podem levar em conta funcionários que estão há mais tempo na empresa e ainda não tiraram férias, especialmente se mais de um funcionário desejar sair de férias na mesma época do ano.

  • Deixe claro que você priorizará as férias de funcionários mais antigos de sua empresa ao fazer sua gestão de férias. Assim, todos estarão avisados em relação a essa política.

Gestão de férias – trabalhando durante as férias

Planejado ou não, muitos de seus funcionários provavelmente acabam trabalhando um pouco durante as férias.

  • Ser franco sobre isso e criar um plano, especialmente para férias longas, pode ajudar.

– Se isso significa que o funcionário passará meia hora por dia respondendo a e-mails ou apenas fazendo chamadas de conferência importantes, é preciso que isso seja estabelecido previamente e de forma contratual – caso aconteça.

Incentivos para trabalhar normalmente

Contar com um bom incentivo ou vantagens para quem trabalha normalmente durante feriados de destaque, como o Natal, pode ajudar a manter sua produtividade alta.

– Alguns empregadores podem oferecer bônus monetários ou cartões-presente, mas as alternativas podem ser simplesmente um almoço, um churrasco na empresa ou até mesmo um dia extra de folga no futuro.

Saiba Como Fazer A Gestão De Férias Dos Colaboradores Da Sua Empresa Corretamente

Parada temporária de uma empresa

Parar completamente os negócios por determinados dias em torno de feriados ou certas semanas lentas do ano pode ser uma grande vantagem para os funcionários.

Sendo essa uma prática comum na indústria, empresas de outras indústrias, estão descobrindo que as paralisações de fato funcionam também para eles durante períodos mais lentos.

  • Isso pode fazer com que funcionários que não contam com férias já há um tempo consigam respirar e manter sua produção em alta.

LEIA  Como a Vers pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa?

Use sistemas automáticos

Usar bons softwares de gestão de férias pode ser uma excelente ideia para que você possa acompanhar e manter as necessidades de seus funcionários em dia.

– Saber quando está se aproximando o período de férias de um colaborador não só mostrará a ele que você se importa, mas também permitirá que você tenha tempo o suficiente para se organizar.

  • Nessa hora, fazer reuniões com os outros colaboradores pode ser uma boa ideia, já preparando-os para os buracos a serem tapados na ausência de um colega.

Agora que você garantiu boas dicas de gestão de férias para sua empresa, aproveite para conferir dicas de clima organizacional, sabendo o que é isso e como melhorar o da sua empresa.

Postado em EndomarketingTagged , , , , ,