Conheça O Código De Ética Da Contabilidade

O código de ética da contabilidade é um conjunto de normas que recentemente houve uma atualização. Então, conheça mais sobre o assunto, principalmente se você é um profissional da área!

Os profissionais da área de contabilidade possuem a obrigatoriedade de saber sobre o código de ética da contabilidade, pois ele é uma forma de se orientar e saber sobre os princípios a serem seguidos na profissão.

Conheça também os critérios que permitem a profissão visualizar a compreensão e a responsabilidade de aplicar os valores e princípios fundamentais que permitem suas atividades dentro de uma prática saudável.

Conheça O Código De Ética Da Contabilidade

Tudo sobre o código de ética da contabilidade

A ética profissional é algo que todos precisam aplicar em seu trabalho para manter a qualidade, segurança e eficácia do serviço. Assim, ela deve estar sempre presente nos ambientes de trabalho.

Portanto, o código de ética da contabilidade divulga as resoluções sobre a conduta dos profissionais da área com seus clientes, o local de trabalho e também com a sociedade.

Dentro da estrutura conceitual estabelecida pelo código de ética da contabilidade, o seguinte deve ser aplicado:

a) a identificação de ameaças ao cumprimento dos princípios fundamentais.

b) determinar e avaliar o grau de importância das ameaças identificadas.

c) elaborar as ações e medidas de precauções que possam eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável – que permita o exercício profissional consciente de agir sem prejuízo da prudência e razoabilidade.

LEIA  Como organizar o departamento pessoal da minha empresa?

Essas são divididas em duas instâncias:

  • Ressalvas criadas pela profissão, legislação ou regulamento independente.

  • Ressalvas no trabalho dependente relacionado em empresas, governo ou ensino.

Assim, é importante seguir o código de ética da contabilidade e manter o respeito pelos valores éticos e a responsabilidade profissional, patrimonial e apego legal, regulatório e institucional do caso a ser tratado.

Princípios profissionais fundamentais do código de ética da contabilidade

Todo contador deve cumprir os princípios fundamentais citados abaixo:

1. Integridade.

É o honorável direito da veracidade, lealdade e respeito nas relações comerciais e na prestação de serviços profissionais e pessoais.

2. Objetividade.

É importante evitar preconceitos, conflitos de interesse ou influência indevida de terceiros que possam afetar a independência e o julgamento do profissional.

4. Concorrência.

É proteger sensivelmente a qualidade do conhecimento e da diligência no desenvolvimento de virtudes e habilidades, de acordo com as circunstâncias e atividades dos serviços contratados ou determinados por cada cliente ou entidade.

5. Confidencialidade.

É respeitar a confiança depositada na reserva das informações obtidas como resultado de relações de trabalho ou comerciais, sem afetar a transparência e a responsabilidade que possam surgir pela execução dos serviços prestados.

6. Conduta

É proceder com prudência e conhecimento em conformidade legal e regulatória para evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

Conheça O Código De Ética Da Contabilidade

Conclusão

A ética e a responsabilidade profissional consistem em agir em favor do interesse público ou privado e estão na importância de identificar, avaliar e determinar o grau de ameaças na área financeira de uma empresa.

Também, o contador precisa aprender com a ética do código de ética da contabilidade para ter um bom relacionamento com os chefes da empresa e também com os clientes.

Dessa forma, o contador sabendo sobre o assunto poderá atuar de forma mais eficiente em sua profissão e assim, conseguir suprir de forma adequada todas as necessidades de uma empresa.

LEIA  Entenda como emitir o documento DECORE

Em caso de situações na qual não cumprem a ética, o contador deve recusar ou suspender o serviço, ou quando necessário, renunciar à organização na qual pertence.

Portanto, agora que você sabe sobre o código de ética da contabilidade, entenda um pouco melhor sobre os motivos nas quais sua empresa deve implementar a contabilidade consultiva no escritório.

Postado em Cliente FinalTagged , , ,