15 Dicas Preciosas Para Engajar O Time Do Seu Escritório Contábil

Mesmo o indivíduo mais intrinsecamente motivado pode achar difícil se manter assim para reconciliar os recebimentos de dinheiro pelo centésimo dia consecutivo – ou para passar por uma extensa auditoria em um escritório contábil.

Sabendo disso, é preciso conferir dicas para engajar – e manter engajado – o time do seu escritório.

As empresas maiores costumam impulsionar a motivação por meio de objetivos de equipe compartilhados e de concorrência interna. Porém, existem outras opções, especialmente para empresas menores.

15 Dicas Preciosas Para Engajar O Time Do Seu Escritório Contábil

Dicas para engajar seu escritório

Em uma pequena empresa, o departamento de contabilidade pode ser apenas formado por um ou dois indivíduos. E embora os incentivos financeiros possam funcionar por um tempo, é improvável que eles levem a melhorias sustentadas.

O desafio para um gerente que deseja manter engajado seu time em um escritório contábil é encontrar métodos de motivação que durem, apesar da natureza repetitiva das tarefas. Confira opções abaixo:

  1. Analise sua equipe de contabilidade individualmente. Procure informações de cada funcionário e ouça ativamente aos seus comentários e preocupações.

  2. Conheça os desejos individuais e aspirações de carreira de cada membro da equipe, para que você possa adaptar seus esforços motivacionais às necessidades específicas de cada um deles.

  3. Ofereça oportunidades de desenvolvimento. Embora as pequenas empresas possam não conseguir oferecer opções de promoção e progressão na carreira, permita que a equipe participe de aulas de treinamento e educação.

  4. Institua um programa de orientação para os funcionários aprenderem com um contador mais experiente.

  5. Enriqueça o trabalho. As tarefas de contabilidade podem ser mundanas e repetitivas.

  6. Permita aos funcionários a oportunidade de aprender outras funções em toda a empresa – como trabalhar em marketing ou em uma folha de pagamento.

  7. Explique como as ações do contador afetam a organização – por exemplo, que os dados contábeis são fornecidos aos investidores e uma operação financeira bem gerida pode significar melhores resultados.

  8. Reconheça o desempenho dos indivíduos, não o desempenho da empresa. Por exemplo, recompense funcionários pela redução de erros ou pela conclusão de uma auditoria bem-sucedida com poucas preocupações contábeis.

  9. Não dê recompensas com base no desempenho contábil da empresa, ou você oferecerá um forte incentivo para a equipe manipular os números.

LEIA  Entre na VERS Contabilidade e aumente sua visão profissional

Mais dicas para engajar o time de seu escritório contábil

  1. Preste atenção ao desgaste, que pode prejudicar a motivação. Lidere com exemplo, enfatizando que pausas e almoços são importantes e devem ser realizados, mesmo quando a carga de trabalho é alta.

  2. Gestos e recompensas financeiras menores – como ingressos de cinema, cartões de presente ou bônus pequenos e inesperados – provavelmente serão mais motivadores do que grandes quantias.

15 Dicas Preciosas Para Engajar O Time Do Seu Escritório Contábil

Advertências e coisas para se atentar ao buscar o engajamento de seu escritório contábil

  1. Evite dar incentivos financeiros para concluir o encerramento de uma tarefa ou para concluir o trabalho no final de um período contábil. Esses incentivos serão esperados e a falha em fornecê-los no fechamento do próximo ano pode realmente servir para desmotivar o pessoal.

  2. Busque informações de cada membro da equipe sobre as oportunidades de educação e desenvolvimento profissional que ele deseja receber.

Exigir que um funcionário participe de uma aula em um assunto em que ele não esteja interessado reduzirá a motivação, ao invés de aumentá-la.

  1. Escute as demandas de seus funcionários. Ignorar constantemente críticas e sugestões faz com que eles se sintam extremamente desvalorizados.

  2. Reúna-se ativamente com sua equipe para garantir que você esteja por dentro dos resultados em cada etapa do processo de execução de uma tarefa.

Ao conhecer as principais dicas para engajar o time do seu escritório contábil, você poderá otimizar a produtividade e manter a paixão de seus funcionários em trabalhar! Aproveita para garantir, também, dicas da Vers para obter uma equipe de alta performance!

Postado em EndomarketingTagged , , , ,