Como Fazer um bom Currículo quando não se tem experiência?

Fazer um bom currículo é essencial para você que está à procura de um emprego e não possui experiência profissional. Deve se sempre focar em suas habilidades para que seja um diferencial e as empresas saiba quais são.

Deve se descrever a experiência trabalhada para o início de toda sua vida profissional. Nunca ter trabalhado antes pode ser um obstáculo para se conseguir um bom emprego, porém você deve ter bem alinhado a área que se deseja ingressar.

Sempre há uma área com mais facilidade e gosto para se trabalhar, então é de extrema importância que você saiba qual área lhe atrai e focar nela para aprimorar seus conhecimentos.

Para que você saiba como fazer um bom currículo mesmo que não se tenha experiência, mostraremos algumas dicas para que o documento fique muito bem apresentável e com informações claras e verídicas, confira.

Como Fazer um bom Currículo quando não se tem experiência?

Como fazer um bom currículo para seu primeiro emprego

Para que você tenha um currículo excelente mesmo que não tenha experiência, você deve se atentar as informações que irá colocar para que acentue suas habilidades, veja como montar a seguir:

  • Dados pessoais: Estes dados devem estar no inicio do currículo com nome completo, idade, estado civil, endereço completo, telefone celular e residencial e o e-mail.
  • Objetivo: O objetivo deve ser claro e sucinto, em que você deve citar sua área de atuação e o cargo que se tem interesse.
  • Formação acadêmica: Para este campo você deve colocar qual sua formação, quanto a nível superior e médio. Deve conter o nome da instituição, ano de conclusão ou previsão e qual o curso.
  • Habilidades: Se o candidato não possui experiência para se fazer um bom currículo, deve inserir cursos como de idiomas, informáticas e outros, pois serão uteis ao cargo.
  • Outras experiências: Mesmo que não se tenha experiências formal, pode-se colocar as informais e atividades que somam em sua habilidade como o voluntariado que é muito valorizado dentro das empresas.

Como Fazer um bom Currículo quando não se tem experiência?

O que evitar colocar no currículo

Muitas pessoas acabam errando por colocar informações desnecessárias em seu currículo e então acaba deixando o sem um atrativo. Saiba o que não se deve colocar em seu documento a seguir:

  • Fotos, a não ser que a empresa solicite;
  • Dados confidenciais com números como CPF, RG, passaporte, carteira de habilitação e outros;
  • Título como currículo ou currículo vitae;
  • Nome de parentes, pois o documento é seu e não deve levar o nome de outras pessoas em outros campos;
  • Referências, como pessoas a se comunicar para saber sobre você;
  • Pretensão salarial;
  • Assinaturas;
  • Certificados de cursos;
  • E habilidades de criatividade a proatividade.

Se atente ao montar o seu

Além disso muitas pessoas cometem gafes e você deve estar atento para que não aconteça com o seu documento. Como ter erros de português, informações desatualizadas, informações da formação acadêmica erradas como o nome da instituição e outros.

Seja o mais coerente possível e verdadeiro, pois você poderá ser testado durante a entrevista e qualquer gafe cometida tirará você do processo seletivo. Para fazer um bom currículo você não deve colocar letras ou fundo colorido no documento.

E antes de envia-lo ou imprimi-lo, revise muito bem todas as informações colocadas em seu currículo para que nenhum erro passe despercebido e faça com que você perca a vaga que pensava em concorrer.

Fazer um bom currículo é essencial para que você mostre através de um documento o quanto suas informações são relevantes e muito bem apresentada, isso somará pontos para a contratação. Agora que você já sabe como fazê-lo revise o seu e atente-se as dicas mostradas acima.

LEIA  CEO da Vers participa do Dia D Conta Azul
Postado em EndomarketingTagged , , , ,