5 dicas para uma Liderança Eficaz

Quando buscamos atuar com uma liderança eficaz, buscamos inspirações de pessoas que são referências nesse aspecto. Além do mais, o líder é responsável por dar o exemplo, seja no meio corporativo, educacional, político, etc.

São as boas atitudes que irão definir uma liderança eficaz, não existe uma regra específica, porém passaremos algumas dicas de como liderar da melhor maneira possível.

Por exemplo, um bom líder pensa de forma positiva, inspira os outros ao seu redor, capacitam e desenvolvem os seus seguidores. Dessa forma, eles são valorizados e reconhecidos como líderes eficazes.

5 dicas para uma Liderança Eficaz

Confira as 5 dicas para uma liderança eficaz

  • Pratique o que você prega

Para que um líder seja reconhecido e seguido de maneira eficaz é necessário que aquilo que ele prega seja coerente com a sua vida pessoal, social ou profissional.

Somente dessa forma, seus seguidores irão confiar e acreditar nas propostas e metas estabelecidas pelo líder.

  • Saber andar na corda bamba

Para atingir uma liderança eficaz você deverá fazer julgamentos corretos para realizar uma boa tomada de decisões, pois muitas vezes você não irá agradar a maioria das pessoas, portanto é necessário saber agir analisando cada reação.

Por exemplo, no seu caminho como líder você terá que despedir profissionais incapazes, cortar custos para otimizar os resultados, confrontar algum superior em defesa daquilo que você acha melhor para sua equipe.

  • Seja um bom seguidor

Uma das formas de saber se você está sendo um bom seguidor é constantemente se comparar a líderes que você gostaria de ser ou que admira em algum aspecto.

Quando você busca uma liderança eficaz em líderes de sucesso, você aprende a agir através dos ensinamentos deles, e assim ajustar para as situações vivenciadas por você.

Além disso, um bom seguidor sabe se comunicar, dar suporte e exigir dos seus funcionários. Para isso, você precisa de muita coragem e integridade.

  • Trate seu time como ativos

Um bom líder sabe reconhecer os seus pontos positivos, mas também a auto consciência de que não é perfeito e portanto precisa de pessoas qualificadas para complementá-lo naquelas áreas que eles não são tão eficientes.

A liderança eficaz é capaz de influenciar as pessoas, assim como intervir, instruir e orientar sua equipe. Portanto, é necessário ser uma pessoa visionária para identificar o potencial de cada um.

  • Avalie-se regularmente

Uma boa liderança consiste em um processo contínuo de aprendizagem e refinamento da capacidade de gerenciamento, habilidade de influência e abordagem.

Por isso, a auto avaliação permite que você identifique as áreas que precisam ser melhoradas, além disso elas podem fornecer orientações sobre os princípios da sua liderança.

Ou seja, não existe uma receita de bolo pronta para atingir uma liderança eficaz, mas existem uma série situações no dia a dia que podem fazer você ir aprimorando e melhorando como um líder.

Estilos de liderança

Um fator muito importante que vai te ajudar a liderar um time é identificar o seu perfil de liderança, como, quais os seus pontos fortes, quais as éreas que precisam de melhoria, como avaliar suas habilidades entre outros.

Um líder eficaz, ele reconhece seus pontos fortes e fracos e trabalha aprimorando-se cada vez mais.

De maneira geral, é essencial que você trabalhe sempre com respeito, escute as pessoas, tenha foco nos seus objetivos, avalie os seus funcionários e você mesmo, e nunca deixe de aprender coisas novas.

A autoridade e a liderança

Agir de forma autoritária sempre pode aproximar você mais de um chefe do que de um líder. Liderar é a capacidade e o discernimento de comandar as pessoas.

Ou seja, todo líder possui autoridade formal ou não, mas nem toda pessoa que possui autoridade é um líder. Portanto para ter uma liderança eficaz é necessário agir com esses princípios.

LEIA  Almoço com a Diretoria Vers Contabilidade - Bruna Furtado
Postado em EndomarketingTagged , , , ,