Como diferenciar uma Tendência de Mercado de um Modismo?

Encontrar uma tendência de mercado na qual investir é importantíssimo. Fazer essa pesquisa vai lhe ajudar a identificar o que realmente é lucrativo e o que não passa de modismo, coisa que em pouco tempo já não trará retorno!

O mercado não é exato e está em constante mudança. Para que você consiga identificar e aproveitar as oportunidades, precisa estar atento a cada novidade, e acompanhar as tendências de olhos bem abertos.

Para conseguir chegar a isso é importante primeiro entender muito bem qual é a diferença entre tendência de mercado e modismo. Somente ao compreender cada um dos termos é que você estará preparado para fazer a escolha sobre onde vale a pena investir.

Como diferenciar uma Tendência de Mercado de um Modismo?

Aprenda a diferenciar “tendência de mercado” e “modismo”

Existem coisas que chegam e, de repente, fazem um baita sucesso na sociedade, se tornam uma verdadeira febre, e, de repente, somem. Da mesma forma que chegam se vão e deixam muitos empreendedores que apostaram na ideia literalmente perdidos.

Isso é o que chamamos de modismo! O que acontece, na maioria das vezes, é que uma ideia chega pegando “onda” em outras, e acaba saturando o mercado. Todo mundo consome, todo mundo aposta, mas não existe demanda inesgotável para aquilo.

O grande problema é que a longo prazo o modismo não vai te sustentar. Ele pode até trazer bons resultados iniciais, aumentar as vendas, sofrer o famoso “Boom”. Mas dentro de pouco tempo a tendência é que desapareça, ou que se restrinja somente a um grande fabricante.

Tendência de mercado – o que é e como identificar?

Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, nem todas as novidades são tendência. Na verdade, na maioria das vezes elas realmente são apenas modismo. A tendência de mercado tem um perfil mais bem estruturado.

São soluções que conseguem projetar o futuro, e chegam não apenas para sugerir uma solução repentina, mas sim para ditar uma mudança importante na forma de consumo. Podemos citar como exemplo a Netflix!

Os empreendedores e criadores da marca entenderam um comportamento comum: as pessoas estavam consumindo pirataria. E não faziam isso pelo prazer por fazer algo ilícito, mas sim pela facilidade de ter ao alcance das mãos os conteúdos que queriam, a hora que queriam.

A tendência é tamanha, que o modelo pode ser visto em streaming de música, livros e até teatro, uma vez que a Broadway – o maior polo teatral do mundo – lançou um serviço de streaming para compartilhar alguns espetáculos.

Como diferenciar uma Tendência de Mercado de um Modismo?

Mas como diferenciar um do outro?

Não existe uma resposta exata sobre como identificar quais novidades de mercado são passageiras ou não. Mas, uma ideia é observar o seguinte: se determinada coisa surgiu de repente, se tornou muito popular entre TODAS as pessoas da noite para o dia, provavelmente tende a passar logo.

Já a tendência de mercado geralmente se populariza entre um grupo de pessoas, permanece um período longo somente naquele círculo, e com o tempo ganha mais notoriedade, até atingir o ápice.

Para você ter uma ideia, a Netflix existe desde 1997, mas chegou ao Brasil em 2011, e só se popularizou há cerca de 3 anos. Ou seja, foi um longo período de “incubação”, até conquistar o grande público.

Isso nos prova que esse modelo de negócio entendia que existia uma necessidade, uma demanda, e apenas esperou ser descoberto pelo público. Hoje, o canal de streaming é um dos mais consumidos na internet no mundo inteiro!

Identificar uma tendência de mercado é o primeiro grande passo para o sucesso. E você com certeza tem muito potencial para isso. basta olhar com carinho para o seu público-alvo, e se perguntar: do que é que essas pessoas realmente precisam?

 

LEIA  Abertura de empresa online e gratuita

 

Postado em Abertura de empresaTagged , , , ,