Para que serve a Tabela Tipi?

Afinal de contas, para que serve a tabela tipi? Os tributos e impostos são dificuldades comuns de algumas empresas brasileiras, e isso independente do seu segmento de mercado. Por isso, há esta ferramenta que pode ajudar a rotina fiscal de um empreendimento.

A tabela é a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI, regulamentada pela Receita Federal do Brasil, RFB. A atualização do gráfico da tabela se dá através de decretos e atos declaratórios.

O decreto mais recente, e atualmente em vigor, que aprovou a tabela é o nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016. Mas depois dele houve outras atualizações que ajustaram a tabela. Por isso, é importante ficar atento às atualizações, que podem ser automáticas.

  • A tabela é atualizada sempre que há uma mudança ou novidade na legislação. Essas alterações vão para o sistema ERP e para o Bluesoft Cosmos, um dos maiores catálogos de produtos do mundo.

Assim, você não precisa se preocupar com a tabela e pode focar no que realmente importa para o seu negócio.

Para que serve a Tabela Tipi?

Para que serve a tabela tipi?

Operações de comércio nacional e internacional estão sujeitas à incidência do IPI. Portanto, é fundamental que as empresas estejam atentas a alterações na tabela tipi. Uma forma de praticar elisão fiscal no planejamento tributário é buscar trabalhar com produtos com IPI baixo.

A tabela é tão confiável que há a orientação de consultar o NCM de um produto por ela. Além do mais, identificar incorretamente o NCM em uma nota fiscal pode gerar penalidades para a empresa. Uma mudança na alíquota pode representar aumento ou redução do lucro do negócio.

E mais! A atualização do TIPI pode afetar diversas rotinas tributárias da empresa. Por exemplo, a tabela ibpt, indicadores de lucratividade, indicadores de custos variáveis e muitos outros.

Como funciona a tabela?

A tabela tipi usa o sistema harmonizado, base do NCM, para dividir os produtos em categorias dentro de suas seções, capítulos e subcapítulos. Nela, é possível encontrar NCM, descrição e alíquota do imposto dos produtos.

Na introdução da tabela é possível encontrar as regras de classificação de produtos. Por exemplo, quando um produto industrializado é composto pela mistura de um ou mais elementos.

Outro ponto importante em relação à tabela é o que significa o “EX” encontrado diversas vezes ao longo dela. Muitos, equivocadamente, acreditam ser a abreviação de “Exemplo”, mas “EX” significa exceção. É importante que você saiba que a tabela tipi é um documento bastante extenso

  • A versão mais recente passa de 400 páginas e é divulgada em formato PDF.

Para que serve a Tabela Tipi?

Como evitar problemas com a tabela?

Empresas que trabalham com grande volume de produtos sabem da importância que o encargo de tributos de cada material tem sobre as operações da empresa. Por isso, é preciso muita cautela na hora de avaliar a nomenclatura e descrição dos produtos em questão e sua respectiva alíquota.

Falhas podem gerar tarifas muito mais onerosas, além de multas e perda de benefícios fiscais. Para auxiliar as empresas a encontrarem o correto enquadramento para os seus produtos, existem empresas especializadas para exercer este serviço.

Por meio da solução, especialistas realizam uma revisão minuciosa do cadastro de produtos da empresa contratante, sendo observadas todas as regras pertinentes à classificação fiscal de mercadorias.

  • A partir de uma análise minuciosa e personalizada, são emitidos relatórios que indicam se os itens da empresa constam com a nomenclatura correta de acordo com o que a Receita Federal estabelece.

Suas dúvidas sobre a tabela tipi foram esclarecidas? Comente o que você achou e compartilhe essas informações.

LEIA  Compliance Na Contabilidade: O Que É, Para Que Serve E Como Colocar Em Prática
Postado em Cliente FinalTagged , , , , , ,