O risco do Financiamento para o Vendedor

Ao aprovar um financiamento de carro, as empresas vendedoras assumem um certo risco e precisam se assegurar de garantias para evitar a inadimplência. São exigidos comprovantes de renda e residência e o nível de score do comprador é consultado.

Os cuidados tomados ao vender um veículo, ajudam, mas não garantem o pagamento de seu veículo, que vai depender da situação econômica do país, que vem mudando constantemente.

Empresas como a Chevrolet, investiram em programas especiais de vendas de veículos para locadoras. Existe até mesmo um banco próprio que cuida do processo de financiamento dos carros.

Neste artigo vamos conhecer um pouco dos riscos de vender carros para locadoras no Brasil.

financiamento de carro

Programas de financiamento de carros para locadoras

O forte crescimento no uso de frotas de veículos nas ruas por empresas e também de aplicativos específicos, desperta o interesse de alguns bancos e montadoras, no auxílio à aquisição de carros com taxas especiais.

Existem bancos, como a Caixa Econômica Federal, que tem o programa CREDFROTA. É uma linha de crédito para empresas que desejam financiar veículos novos, usados, nacionais ou importados.

O prazo do financiamento para locadoras de veículos é de 24 meses e chega a 90% do valor do bem. O pagamento do seu veículo será feito através de parcelas mensais e utilizando a tabela SAC de amortização.

O que mais chama atenção é que para outras empresas o prazo de pagamento aumenta para 60 meses. Isso porque as locadoras utilizam os carros por 1 ano e em seguida já comercializam para consumidores particulares.

Os prós e contras de comprar um carro de locadora

Nos pátios de locadoras é possível encontrar todo tipo de veículo. É preciso observar não somente a quilometragem, mas também é necessário lembrar que o carro já passou por diversas pessoas em um período curto e os cuidados com aquele carro foram diferentes.

É importante observar tanto o aspecto interior quanto exterior do carro. Se você for pagar à vista, exija sempre um bom desconto. Agora se você for financiar, seja cuidadoso com o financiamento do carro, para não pagar juros abusivos.

Não esqueça de chamar um profissional de sua confiança para conferir o estado mecânico do carro. Não adianta o carro estar em ótimo estado externo e seu motor apresentar problemas, pois este é, com certeza, o maior gasto que podemos ter com o veículo.

As vantagens de comprar em uma locadora:

  • Baixa quilometragem;

  • Os veículos são completos (ar condicionado, 4 portas, airbag, freio abs);

  • Facilidade de negociação;

  • Aceitam carros como parte do pagamento;

  • Oferecem garantia estendida;

  • Possuem manutenção constante, portanto as peças são sempre originais;

  • Os preços estão sempre abaixo da tabela FIPE.

As desvantagens de comprar em uma locadora:

  • Foi dirigido por muitas pessoas e passou por diversos tipos de solos;

  • Os motoristas podem ter passados por vários buracos e lombadas de forma errada, prejudicando a suspensão do carro;

  • Os freios podem estar comprometidos;

  • Não tem muitas opções de modelos e cores;

  • Normalmente não tem garantia de fábrica;

  • Como os preços já são abaixo do mercado, é difícil conseguir desconto à vista.

financiamento de carro

Como comprar um carro de locadora

O primeiro passo a seguir antes de comprar um carro em qualquer locadora, é investigar a reputação da empresa e a quantidade de reclamações registradas sobre ela.

Você precisa saber exatamente qual o tipo de carro que procura e somente depois escolher qual a melhor loja para comprar. Logo depois inicie um trabalho de pesquisa de preços e formas de pagamento.

Caso você opte pela forma de pagamento com financiamento de carro, fique atento às taxas de juros e quantidade de parcelas. Verifique se cabem no seu bolso para evitar surpresas futuras em caso de desemprego ou dificuldades financeiras.

LEIA  Locadoras: Está na hora de rever, planejar e alterar o regime tributário.
Postado em Locadora de veículosTagged , , , ,