Como reduzir o Turnover da sua empresa?

Você já ouviu falar no Turnover? Ele é conhecido como a taxa de rotatividade dos colaboradores em uma empresa, portanto é um índice muito importante para o setor de Recursos Humanos (RH) do negócio.

A questão responsável pelo RH é reduzir o número de demissões quando elas estiverem prejudicando a produtividade e aumentar os custos da empresa com rescisões.

Por isso, vamos mostrar o que é turnover, quais são as suas principais causas, as suas consequências e como reduzir essa taxa de rotatividade dos colaboradores.

Como reduzir o Turnover da sua empresa?

O que é ?

A palavra turnover é vem da língua inglesa, e sua tradução literal é “virada” ou “renovação”. Porém, no contexto tratado nesse artigo, o turnover retrata um índice de entradas e saídas de funcionários de uma empresa.

Atualmente, esse é um dos índices mais importantes para o setor de Recursos Humanos, pois impacta diretamente na produtividade, custos e recrutamento de novos profissionais.

Qual o contexto histórico do turnover?

O índice do turnover não é algo atual, há muitos anos atrás, desde os primeiros modelos organizacionais de uma companhia essa taxa era conhecida, porém não muito valorizada.

No entanto, com o passar do tempo o RH com intuito de evidenciar o valor do capital humano numa empresa, passou a investigar e acompanhar melhor esse índice.

Qual a importância do turnover?

A rotatividade dos colaboradores de uma empresa pode trazer algumas consequências para o negócio, um dos principais é o efeito sobre a produtividade.

Além disso, altas taxas do turnover pode impactar no sistema organizacional, pois elevadas quantidades de demissão ou pedidos de demissão é realizada devido fatores internos ou externos que impactam no empreendimento.

Atualmente, ainda há empresas que não divulgam essa taxa. Pois, uma boa gestão do turnover, é uma forma de se destacar em um ambiente competitivo do mercado.

Na maioria das vezes, a perda de pessoas acarreta na perda de capital intelectual, inteligência e domínio dos processos, conexões internas e com clientes e algumas oportunidades de negócio.

Como reduzir o Turnover da sua empresa?

Quais são os tipos de turnover?

  •  Voluntário

O turnover voluntário ocorre por parte do colaborador, ou seja, o empregado opta por finalizar o vínculo com a empresa que ele trabalhava. Muitas vezes, isso pode ser um sinal de alerta de má gestão da liderança.

Porém existem outros motivos responsáveis pelo desligamento de um empregado de uma empresa, como a oferta de uma melhor oportunidade de emprego, conflitos internos, falta de um plano de carreira, entre outros.

  •  Involuntário

Já o turnover involuntário acontece quando a companhia pede a demissão do empregador. Os motivos podem ser diversos, como uma baixa performance do empregado, quebra de cláusulas contratuais, conflitos internos, entre outros.

Essa demissão realizada pela empresa envolve uma série de custos previsto na lei do direito do trabalhador.

  •  Funcional

O turnover funcional ocorre quando o empregado está insatisfeito com o trabalho e a sua produtividade também está abaixo do esperado, dessa forma, o colaborador pede demissão por conta própria.

Esse tipo de turnover é vantajoso para empresa dependendo do contexto. Pois o negócio irá poupar dinheiro com a demissão, irá contratar um profissional mais adequado e menos desgaste com processos demissionais.

  •  Disfuncional

Nesse caso, a situação é contrária a anterior, ocorre quando o funcionário qualificado e que garante um alto retorno para empresa pede sua demissão por conta própria.

Isso, muitas vezes, significa que a empresa não possui condições de reter o empregado, seja por questões financeiras ou de gestão organizacional.

Nesse caso, o turnover pode aumentar e impactar na produtividade, além disso a reputação da empresa pode ser questionada com o tempo. Por isso é importante acompanhar essa taxa com muito cuidado.

LEIA  A importância do RH para a motivação dos colaboradores
Postado em EndomarketingTagged , , , ,