O papel do líder na Gestão de Carreira do Funcionário

A gestão de carreira do funcionário é uma prática de gerenciar as organizações bem estruturadas, com o objetivo de estabelecer trajetórias de carreira, de forma que os colaboradores se desenvolvam profissionalmente.

Além disso, possui a estratégia de profissão do funcionário, que visa conciliar as diferentes expectativas de carreiras das pessoas, vinculando aos objetivos empresariais que visam na atuação eficaz de seus profissionais.

Com o atual mercado de trabalho competitivo, possui uma grande busca por pessoas habilidosas para somar as empresas, a ideia é capturar os melhores talentos.

O papel do líder na Gestão de Carreira do Funcionário

Qual o papel do líder na gestão de carreira do funcionário?

A integração do funcionários é importante não só para ajudar os colaboradores a se inserir entre os colegas e também para possibilitar a assimilação da cultura da empresa.

Dessa forma, o líder tem o papel de motivar, orientar, apresentar feedbacks sobre as atividades realizadas, construir estratégias e auxiliar no desenvolvimento do pessoal.

Dicas de como fazer um plano de gestão de carreira

Conheça as principais dicas da gestão de carreira do funcionário:

  • Programe sua escalada

A programação do que você quer da vida profissional é muito importante. Por isso esclareça quais seus objetivos, quais competências você precisa ter, qual tipo de curso, qual conhecimento deve dominar, e coloque esse plano em ação.

  • Mostre seu talento

Outro ponto importante é você demonstrar seus talentos, pois mostrar o talento significa ter iniciativa para agir, é fazer o que tem que ser feito é trabalhar com foco no resultado observável.

Tenha sempre na mente o que você realmente fez e não só o que teve intenção de fazer em busca dos seus sonhos.

  • Saiba escolher a empresa

As empresas precisam de talentos e você precisa de empresas, pois ninguém cresce sozinho. Você precisa de empresas que lhe tragam experiências e conhecimentos para chegar onde deseja.

Não escolha apenas visando o ganho financeiro, leve em conta as oportunidades de crescimento que a empresa oferece.

  • Trabalhe seu Marketing Pessoal

O marketing pessoal é responsável pela imagem que você passa e isso vai além de uma boa vestimenta e um cabelo alinhado. Coloque a ética, o respeito e a coerência entre suas atitudes.

Portanto, seja responsável, trabalhe sempre para você, como se cada empresa pela qual você passar fosse sua, além disso comprometa-se com o resultado e com certeza.

Benefícios da gestão de carreira do funcionário

  • Aumento da motivação da equipe

Quando a empresa oferece plano de carreira do funcionário, o funcionário enxerga uma oportunidade real de crescimento profissional. Com a ajuda das metas e feedbacks, ele sabe o que fazer para crescer profissionalmente.

O papel do líder na Gestão de Carreira do Funcionário

  • Redução da rotatividade de funcionários

O aumento da motivação está ligado a redução da rotatividade, pois quando a empresa se estrutura diminui a sua rotatividade.

Além disso, empesas com grandes números de entrada e saída de funcionários gastam muito mais dinheiro com novos processos seletivos, e tem o andamento dos projetos prejudicado pela instabilidade das equipes.

  • Aumento da qualidade dos profissionais

Outra grande vantagem da gestão de carreira do funcionário é o aumento da qualidade dos profissionais da equipe, pois muitos dos candidatos são qualificados devido à concorrência do atual mercado de trabalho.

Por que fazer um plano de gestão de carreira do funcionário

A gestão de carreira do funcionário está relacionada ao ato de planejar, que é um recurso muito eficaz e que permite agilidade na buscas dos resultados.

A diminuição da rotatividade é um dos benefícios, uma vez que a retenção dos funcionários de grande potencial é maior quando existe a satisfação e o alinhamento entre as expectativas pessoais e organizacionais.

gestão de carreira do funcionário permite a evolução, foco e comprometimento com o progresso. E todos os seus objetivos profissionais quando colocado em prática se tornam mais perto da realização.

LEIA  O que é o CANVAS e como ele pode ajudar na hora de abrir sua empresa?
Postado em EndomarketingTagged , , , ,