Plano de Contas: como organizar os recursos financeiros da sua empresa?

O plano de contas do seu empreendimento pode ser afetado por exemplo por finanças pessoais misturadas as contas da empresa, ausência de indicadores e falta de capital, e esses são apenas alguns dos problemas enfrentados no momento de organizar os recursos financeiros da sua empresa.

Mas, não há motivos para se desesperar. Basta que você, o gestor, faça um esforço com o intuito de colocar as finanças em ordem e criar estratégias de contas antes que seja tarde demais. Afinal, o mercado não costuma oferecer muita margem para erros.

Ao organizar o setor financeiro da sua empresa, é possível levantar custosdesperdícios, o nível exato de endividamento e os investimentos que não estão se mostrando um bom negócio.

Plano de Contas: como organizar os recursos financeiros da sua empresa?

Faça um plano de contas organizando os recursos financeiros da sua empresa

Para ficar mais fácil de você visualizar, listamos alguns pontos essenciais para que você possa organizar o plano de contas da sua empresa, confira:

  • Exercite a disciplina

Um dos atributos que todo empreendedor ou gestor deve ter é a disciplina. Não há como ter sucesso ao organizar algo sem que se dedique o devido empenho.

Empresas de grande porte devem acompanhar bem de perto alguns indicadores de desempenho, tais como faturamentocustos fixoscusto totallucro nominalmargem de lucro e nível de endividamento, por exemplo.

Já as empresas de pequeno e médio porte devem exercer um acompanhamento com regularidade semanal ou até diária. Esse acompanhamento de perto permite visualizar flutuações mais rapidamente, contornando as situações logo que elas se iniciam.

  • Separe as contas pessoais das empresariais

Um erro bastante comum nas pequenas empresas é confundir as finanças pessoais com as do negócio. Por mais que a tentação seja grande, é preciso organizar, de forma rigorosa, os recursos oriundos e destinados à empresa do dinheiro que é reservado à vida pessoal.

  • Conheça os prazos

Ter ciência de quais são as restrições de prazo, as datas de recebimento e vencimento das contas é essencial. Isso evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora.

Este ponto deve ser levado bastante em consideração, pois conhecer bem os prazos é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, estabelecendo prioridades para tudo aquilo que corresponde ao longo, médio e curto prazo.

  • Defina o orçamento anual

Outro ponto que contribui para o plano de contas do seu empreendimento é a definição de um orçamento anual. Alguns investimentos podem se mostrar ótimas oportunidades. No entanto, isso deve ser muito bem controlado e calculado para que não gere uma instabilidade no negócio.

É possível contratar um novo serviço, investir na expansão de um setor, contratar mais pessoas ou ferramentas. Porém, o ideal é que se defina um orçamento anual para isso.

  • Faça uma gestão adequada dos fornecedores

Uma das coisas que mais causa preocupação ao plano de contas de uma empresa é a gestão dos fornecedores, principalmente quando se trata de muitos.

É importante que você saiba que não é só o setor financeiro que pode ser impactado por problemas no fornecimento, mas toda a empresa, seja por atrasos ou má qualidade. Por isso, é muito importante fazer uma análise bem completa das instituições parceiras.

Plano de Contas: como organizar os recursos financeiros da sua empresa?

  • Negocie condições de pagamento

É importante conseguir boas condições de pagamento. Ajustar prazos, negociar valores e parcelamentos pode evitar que sua empresa tenha que descapitalizar um valor significativo de uma só vez ou que pague juros excessivos.

  • Controle o estoque e as movimentações financeiras

Se você quer organizar as finanças da sua empresa, precisa criar o hábito de controlar rigidamente o estoque. Isso vale para qualquer tipo de negócio, sendo ele de pequeno, médio ou de grande porte.

Fazer um plano de contas para a sua empresa pode não ser simples no início, pois você estará se adaptando a um novo modelo de gerenciamento. Mas ao longo do tempo, você verá que a organização dos recursos financeiros foi a melhor escolha. Comente o que achou e compartilhe.

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