Saiba como não ter problemas com a Receita Federal, com ajuda da Vers!

Você como empreendedor, com certeza não deseja ser autuado pela receita federal. Caso isto aconteça, pode prejudicar o desenvolvimento do negócio, inclusive quando as multas são pesadas demais.

Por isso, é importante estar em dia do que diz a legislação e sobre quais são as possibilidades de ter problemas com a fiscalização da receita. E a administração dos tributos federais por uma empresa de atuação profissional e competente pode ajudar bastante.

De modo geral, agir com honestidade e principalmente com atenção, sempre garante que a sua empresa não tenha problemas com a RFB, e fique marcada por isso.

Saiba como não ter problemas com a Receita Federal, com ajuda da Vers!

Dicas de como não ter problemas com a receita federal

  • Omissão de uma ou mais fontes de rendimentos

Se o contribuinte teve mais de uma fonte de rendimentos no ano-base ao que está declarando, eventualmente pode esquecer de declarar um desses empregos ou trabalhos temporários.

A dica é da Vers é, sempre que realizar qualquer tipo de serviço ou contrato, mesmo que seja uma única vez no ano, separe os documentos relativos a tal remuneração em uma pasta para que se lembre de inserir em sua DIRPF;

  • Falta de recolhimento do IRRF pela fonte de rendimento

Se a pessoa física prestou serviços, teve o IR retido pela fonte pagadora, informou corretamente em sua DIRPF, mas a respectiva fonte de rendimentos deixou de recolher a importância retida, esse será também motivo de problema com a receita federal.

  • Discrepâncias em despesas com saúde

É grande o número de contribuintes que forjam “gastos” nessa área, a RFB aumenta o cerco a tais cruzamentos. Atente para informar nessa ficha os valores exatos, com os respectivos indicadores de CPF e CNPJ das partes beneficiárias.

Outro ponto que deve ser cuidadosamente verificado é sobre valores eventualmente reembolsados, pois afetarão o valor dedutível, o que você recebeu de reembolso de despesas deve reduzir o valor do gasto dedutível.

  • Despesas com educação não dedutíveis

Aqui também pode dar problema com a receita federal. Mas o erro é muito mais por falta de conhecimento do que por má fé, ocorrem situações nas quais o contribuinte informa gastos não dedutíveis.

Um exemplo disso é despesas com cursos livres, como atualização profissional, de línguas, preparatórios para concursos, inscrições de exames e gastos com material escolar não são dedutíveis.

É necessário informar nessa ficha, também, os valores corretos, com os respectivos indicadores de CPF e CNPJ das partes beneficiárias. Atente também para as regras que limitam os gastos com educação. Valores eventualmente reembolsados, por exemplo, pela empresa que custeia parte de sua graduação.

  • Incompatibilidade patrimonial

A incompatibilidade patrimonial com certeza gera problemas com receita federal. A cada ano o contribuinte deve informar na ficha de bens e direitos a situação patrimonial ao final do ano anterior e do passado.

A RFB cruza tais dados, por exemplo, para imóveis, com a DIMOB, Declaração de Informações de Atividades Imobiliárias. Eventualmente coleta informações de concessionárias de veículos de luxo para cruzar com os bens relacionados nesse código.

Saiba como não ter problemas com a Receita Federal, com ajuda da Vers!

E, do sistema financeiro, há declarações originadas dos bancos que são processadas pelo HAL, outro supercomputador alimentado pelo BACEN, Banco Central. O HAL tem como missão identificar esquemas de fraudes de caixa dois e lavagem de capitais.

  • Omissão de rendimentos de pensão alimentícia

Os valores recebidos a título de pensão alimentícia judicial integram o rol dos rendimentos tributáveis. A falta de informação dessa receita, pela pessoa física beneficiária é motivo de problemas com a RFB, já que o pagador informará em sua DIRPF, como gasto dedutível, o valor que lhe foi descontado;

Gostou das dicas de como não ter problemas com a receita federal? Comente o que achou e compartilhe essas informações valiosas.

 

LEIA  O que você não pode esquecer na declaração de Imposto de Renda

 

Postado em Cliente FinalTagged , , , , ,