Como expandir sua franquia?

As franquias, como um modelo de expansão de negócios, tem crescido em popularidade nas últimas décadas. Para que a sua cresça junto, é preciso saber como expandir sua franquia.

A estrutura que o modelo de franquia oferece pode agilizar o processo para que as organizações entrem nos mercados nacionais e – por que não? – estrangeiros com mais eficiência.

O modelo de franquias também pode ser mais rentável do que outros modelos de expansão, como as cadeias corporativas.

Como expandir sua franquia?

Entenda a importância de expandir sua franquia

Um modelo de franquia permite ao franqueador unir forças com operadores locais que entendem não apenas a sua cultura e o seu mercado, mas também seus territórios correspondentes.

Esta é uma tremenda vantagem para uma nova marca, que, de outra forma, gastaria tempo e dinheiro significativos.

– Esses operadores locais também podem fornecer um feedback valioso, que por sua vez pode ser usado para personalizar o negócio para o mercado.

– Por exemplo, um restaurante pode precisar oferecer itens de menu diferentes para atrair clientes em determinados mercados que tenham expectativas alimentares específicas.

Sabendo como expandir sua franquia, você poderá levar seus diferenciais a outros lugares e aumentar sua franquia através de reconhecimento de marca.

LEIA  Tendências do Franchising para 2019

Formas de expandir sua franquia

Algumas formas mais comuns de expandir sua franquia foram listadas abaixo. Escolha aquela que mais tiver relação com seus propósitos!

  • Por diligência – entenda se existe uma necessidade e um mercado para os produtos e serviços que você pretende oferecer.

Uma abordagem de tamanho único não é certamente ideal, pois o que funciona no Brasil pode não funcionar necessariamente em outro país.

Portanto, uma maior ênfase deve ser dada à compreensão das diferentes dinâmicas de um país, como cultura, atitude e necessidades dos habitantes locais, entre outros fatores.

  • Parcerias locais – considere a parceria com empresas ou consultores que realmente compreendam e tenham um histórico comprovado em ajudar as empresas a se expandirem para os mercados brasileiros.

Eles ajudarão você a entender o mercado, a concorrência, a estratégia de preços, a cadeia de suprimentos, o fornecimento de fornecedores locais, métodos de pagamento e infraestrutura, etc.

  • Escolha o local certo – a localização é o coração de uma franquia próspera, escolher o local errado não só teria um impacto negativo em suas margens de lucro, mas poderia levar ao fracasso.

É crucial que você consulte especialistas da área, levando em conta informações como demografia, psicografia e padrões de vida, etc. Essas informações podem ajudá-lo a tomar uma decisão informada na hora de expandir sua franquia.

Como expandir sua franquia?

Minimum Viable Product (MVP) e os serviços certos

Teste seu conceito de negócio no país escolhido (ou estado / cidade) e veja se ele funciona antes de abrir uma franquia totalmente operacional. Esse processo pode impedir que a empresa perca muito dinheiro ao tentar entender o mercado.

– Obter o apoio de um financiador ou de qualquer outra instituição financeira que possa aconselhar e auxiliar na expansão de sua franquia é essencial.

  • Os bancos geralmente analisam por que você acha que essa franquia funcionará em um local diferente e se você tem um histórico para provar isso, etc.
LEIA  O valor de escutar no Franchising

– Associe-se também a um advogado local para entender os processos e regras do governo sobre franquias e como expandir sua franquia.

Isso envolve saber qual é a conduta geral de negócios e quais são os custos envolvidos.

Antes de expandir sua franquia, é importante definir e entender claramente a vantagem competitiva que fará com que sua marca seja bem-sucedida em outro local.

Por último, você deve estar presente para o longo prazo, pois o sucesso certamente não será alcançado durante a noite ao expandir sua franquia.

Postado em FranquiaTagged , , ,