Nota Carioca e nota Paulista: entenda o sistema de emissão de notas do Rio e São Paulo

Nota carioca e nota paulistana, você sabia que há diferenças na emissão de documento fiscal do Rio de janeiro e São Paulo? Os benefícios e serviços oferecidos pelos órgãos emissores de cada estado possuem políticas diferentes.

Mas no geral, é um documento fiscal que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa a uma pessoa física ou outra empresa.

É totalmente obrigatório que comércios ou até mesmo pessoas físicas emitam este documento para que o estado tenha controle dos resultados, como lucro, impostos enfim, uma série de fatores que influenciam no desenvolvimento financeiro do estado.

Nota carioca e nota Paulista

Nota carioca e nota paulistana, quero entender mais sobre a carioca

  • Nota carioca

A diferença da nota carioca e nota paulistana é que a carioca é uma alternativa aos cupons tradicionais utilizados pelos prestadores de serviços no Rio de Janeiro.

Com ela é possível ter inúmeros benefícios, pode acumular créditos que podem ser convertidos para o pagamento do IPTU, além de receber números para participar de sorteios promovidos pela Prefeitura do Rio.

  • Como funciona a nota carioca?

A Nota Fiscal tradicional, de papel, é substituída por uma eletrônica que irá gerar créditos que poderão ser usados como benefício.

É só informar para o lojista o número do CPF, no momento da compra e logo depois fazer cadastro para poder começar a usar este serviço e desfrutar dos diversos benefícios oferecidos pela nota fiscal carioca.

No caso de pessoa jurídica, é preciso o número do CNPJ para se cadastrar no sistema. Confira os serviços em que a emissão da nota fiscal carioca é obrigatória:

  • A hospedagem em hotéis;

  • A educação privada, na realização de cursos ou em escolas;

  • Em serviços de beleza;

  • Em clínicas médicas;

  • Em academias.

  • Benefícios da nota fiscal eletrônica RJ

Os benefícios são tanto para àqueles que solicitam a nota fiscal carioca, quanto para os prestadores de serviços que a oferecem. Para cada nota fiscal em que for inserida o CPF, a pessoa terá direito a pegar de volta do prestador de serviço, o valor de 10% no valor do ISS (Imposto Sobre Serviço).

Com isso você poderá abater os créditos e pagar até 100% do seu Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, e economizar dinheiro no começo do ano.

Nota carioca e nota Paulista

Nota paulista

Para que você entenda as diferenças da nota carioca e nota paulistana, agora é necessário que você saiba um pouco mais sobre a nota paulista. A nota fiscal paulista é um programa que foi criado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo para combater a sonegação e aumentar a arrecadação do Estado.

A cada compra registrada, o consumidor recebe de volta parte do imposto embutido nas mercadorias. Ele pode receber isso em dinheiro ou como desconto em IPVA, por exemplo.

  • Como funciona a nota fiscal paulista?

Com a emissão e armazenamento das NFS pela prefeitura da cidade, devolve aos compradores cadastrados até 20% do valor gasto. O crédito arrecadado pode ser usado para abater o valor do IPTU, ou transferido para conta bancaria, corrente ou poupança.

  • Benefícios da nota carioca

Confira alguns dos benefícios disponíveis ao emitir a nota carioca:

  • Descontos

Uma das diferenças entre a nota carioca e nota paulistana é que em São Paulo é possível abater as notas no IPVA do ano seguinte.

  • Resgate

Muito comum entre as pessoas que contribuem, é possível resgatar seus créditos acumulados na nota fiscal a cada seis meses através de uma transferência.

  • Sorteio

Ao acumular R$ 100,00 em notas fiscais registradas da Secretária da Fazenda, você ganha um bilhete eletrônico numerado e pode cadastrar para concorrer a sorteios.

Ficou claro para você a diferença no sistema de emissão na nota carioca e nota paulistana? Comente o que achou e compartilhe.

LEIA  Saiba Como E Por que Implementar A Contabilidade Consultiva Em Seu Escritório
Postado em Cliente FinalTagged , , , ,