Como controlar e reduzir os custos da sua frota?

Administrar uma empresa logística é um grande desafio, considerando a atual situação econômica do país. Então, Como controlar e reduzir os custos da sua frota para garantir o controle dos gastos de forma efetiva.

No ramo logístico, assim como em qualquer outra empresa, uma boa administração é o que garante o bom funcionamento e o emprego de seus funcionários.

Uma frota de caminhões exige gastos com manutenção, combustível, pneus, impostos e outros custos que fazem a operação muito onerosa.

reduzir os custos da sua frota

Controle os gastos para garantir o lucro

Existem algumas dicas que podem ajudá-lo a diminuir o gasto da sua frota e garantir que você continue no mercado de forma competitiva e atraente aos seus clientes, conforme sugerimos abaixo:

  1. Pesquise os preços dos combustíveis

Os gastos com combustível é um dos maiores de uma empresa, portanto pesquise em vários postos, pois eles têm variações de preços que podem refletir no fim do mês. Você também pode negociar com um posto de combustível específico e conseguir descontos especiais.

  1. Realize manutenções preventivas

A criação de um calendário de manutenção pode evitar que você tenha gastos futuros. Crie uma rotina em que toda frota passe por prevenções e você não precisa encostar algum caminhão quebrado por problemas desse sentido.

Procedimentos comuns são importantes, como:

  • Lubrificação;

  • Aferição dos freios;

  • Checagem dos níveis de óleo e água;

  • Alinhamento e balanceamento dos pneus.

 

  1. Otimize a frota usando tecnologia

Atualmente existem softwares de roteirização, capazes de auxiliar os motoristas ao traçarem rotas de acordo com as prioridades da empresa, como por exemplo, escolher caminhos mais rápidos, menor consumo de combustível, rotas mais seguras de rodovias, trajetos com menos pedágios.

  1. Garantir uma calibragem correta dos pneus

Um dos maiores custos com as frotas são as compras de pneus, portanto, merecem muito cuidado e atenção.

Garantindo uma calibragem e pressão de ar adequadas, a vida útil dos pneus aumenta e este custo pode ser evitado.

  1. Capacite seus motoristas

Uma ótima maneira de reduzir os custos da sua frota é apostar em treinamentos e atualização dos seus motoristas. Oriente-os sobre boas condutas de trânsito, direção defensiva, segurança e prevenção de acidentes.

Aplique treinamentos para que os motoristas saibam manusear os softwares dos caminhões. Isso irá diminuir o gasto da sua frota.

Melhores custos e com padrão de qualidade

O gestor de frota deve se preocupar com os maiores custos e elaborar estratégias para otimizá-los de forma produtiva, sem diminuir a qualidade de trabalho da empresa.

Estabelecer metas para reduzir os custos da sua frota e analisar os resultados obtidos, é uma maneira de mensurar o quão eficiente pode ser a administração dos custos da empresa.

Garantir a qualidade dos insumos e combustíveis utilizados nos caminhões também deve fazer parte do planejamento de redução de gastos. É primordial que os postos de atendimento da sua frota sejam de confiança e forneçam combustível de qualidade, o que também acarretará no consumo diário.

A escolha do lubrificante também pode impactar nas despesas de fim do mês. Se você optar por trocá-los por óleos de alto desempenho, aumentando o intervalo do período de troca, com certeza haverá uma economia significativa.

reduzir os custos da sua frota

Algumas dicas para um gestor de frota

  • saber o atual momento econômico da empresa;

  • conhecer os resultados atuais da empresa e quais ela deseja alcançar;

  • saber que deve garantir a disponibilização da frota de veículos;

  • identificar os custos operacionais e saber como diminuí-los;

  • utilizar recursos humanos e técnicos de qualidade para aumentar a produtividade;

  • ter ciência de que “o barato sai caro”.

Reduzir os custos da sua frota não é uma tarefa fácil, mas se for bem planejada e estudada, trará ótimos resultados para sua empresa e garantirá resultados positivos em pouco tempo.

LEIA  CFO da Vers faz palestra para empresários do ramo de locadoras de veículos
Postado em Locadora de veículosTagged , , , , ,