É possível abrir uma empresa apenas com o Cadastro de Pessoa Física?

A abertura de uma empresa demanda uma série de procedimentos essenciais. Sair do cadastro de pessoa física e obter um CNPJ é uma das coisas mais importantes para quem pretende se profissionalizar.

Muita gente se pergunta se é possível começar um negócio sem obter um CNPJ, se não é mais fácil e mais prático fazer isso apenas utilizando o cadastro de pessoa física.

Olha, pode até ser mais fácil, no entanto, essa atitude com certeza vai comprometer o seu empreendimento – e estamos falando de um comprometimento a curto prazo!

Isso porque uma empresa que não se profissionaliza, e não obtém o cadastro adequado para atuação, consequentemente não é enxergada com seriedade pelo mercado, pelos clientes e tampouco pela concorrência.

É possível abrir uma empresa apenas com o Cadastro de Pessoa Física?

Entenda por que o cadastro de pessoa física é diferente do cadastro de pessoa jurídica!

Como pessoa física, você pode, sim, desenvolver atividades profissionais. No entanto, você será considerado um profissional autônomo e o seu cadastro na prefeitura de seu município será como contribuinte individual na Previdência Social.

Uma das coisas que vai acontecer é que você pagará tributos referentes a sua atuação conforme a lei para pessoas físicas. Isso inclui um imposto de renda bem alto!

  • Pessoa jurídica:

Já quando você atua como pessoa jurídica, você pode optar entre diferentes meios de tributação – de acordo com o enquadramento de sua empresa, é claro.

Você terá acesso a alguns serviços que são exclusivos para quem mudou do formulário de pessoa física para o CNPJ, como, por exemplo, a possibilidade de emitir nota fiscal.

Ter um CNPJ é um diferencial competitivo importantíssimo!

Além das facilidades com relação a tributação e também a possibilidade de você emitir nota fiscal, existe uma coisa muito importante que está relacionada a obter um CNPJ ao invés de trabalhar através de seu cadastro de pessoa física: a competitividade.

A sua empresa será encarada com muito mais seriedade e com certeza será vista com muito mais respeito em seu nicho de atuação quando você consegue formalizar a atividade através da obtenção de um CNPJ.

Clientes, fornecedores, concorrentes e o mercado como um todo passará a respeitar muito mais a sua atividade quando você estiver atuando com o uso de seu CNPJ.

É possível abrir uma empresa apenas com o Cadastro de Pessoa Física?

Abrir uma empresa é muito difícil – mito ou realidade?

Quem não está acostumado a lidar com essas burocracias pode realmente acreditar que abrir uma empresa é algo muito complexo, e muita gente acaba desistindo logo nos primeiros trâmites.

Mas a verdade é que se você quer sair do cadastro de pessoa física, para profissionalizar a sua empresa e quer obter um CNPJ, existem meios de fazer isso de forma muito fácil.

Além do enquadramento mais simples – como o MEI – ser perfeito e mais fácil para empresas de porte bem pequeno, existe ainda a possibilidade de contratar uma empresa especializada para lhe ajudar em cada passo.

 

Postado em Abertura de empresaTagged , , ,