O que é repasse de franquia?

O repasse de franquia é a venda de um negócio em funcionamento. O que difere o repasse da venda de uma empresa em operação, é a aprovação da franqueadora. Isso é necessário, porque o contrato que existe entre franquia e franquado, celebrado anteriormente, deve ser respeitado.

Esse processo, de repasse de franquia, tem aumentado cada vez mais no Brasil e é uma ótima oportunidade de negócio. Investidores optam em abrir e repassar uma franquia como meio de obter lucros significativos.

Antes de dar início ao processo de repasse de franquia, você deve pesquisar, estar bem informado e ter conhecimento de todos os procedimentos que devem ser nesse tipo de negócio. Essa é a melhor maneira de evitar erros e realizar a venda da franquia de forma correta.

cta-repasse de Franquia

Por que acontece o repasse de franquia?

Nem sempre o repasse de franquia é realizado por problemas, dívidas ou lucros baixos. São diversos motivos que levam um franqueado a vender seu negócio. O repasse pode estar sendo realizado por problemas pessoais, novas oportunidades de negócio, mudança de cidade, dentre outros motivos.

Para repassar uma unidade de franquia, o franqueado deve estar com toda a documentação em dia, e não pode ter nenhuma pendência financeira, caso contrário o repasse pode ser negado pela franqueadora.

O que levar em consideração ao investir em uma franquia de repasse

Pode ser muito vantajoso assumir uma franquia, você terá um negócio pronto, poderá contar com uma equipe treinada e uma base de clientes já consolidada.

Outros ponto importante é que não precisará investir em reformas e reestruturação do local, pois o seu negócio já possui os espaços e características necessárias exigidas pela franqueadora.

Se você está interessado em adquirir uma franquia realizando o repasse de franquia, você deve investigar quais são os motivos que levaram o investidor a vender seu negócio.

Abaixo segue alguns cuidados que você deve tomar ao adquirir uma franquia em funcionamento:

  1. Histórico da empresa

Verifique o histórico da empresa, são vários os motivos que levam ao repasse de franquia, se o negócio estiver sendo repassado por lucros baixos, pode não ser vantajoso.

  1. Preço do negócio

Analise os custos de repasse, e se os valores cobrados pelo negócio traz vantagens e benefícios. Conte com ajuda de um contador ou advogado para te ajudar a analisar toda a negociação, assim você pode evitar possíveis prejuízos.

  1. Taxas

Leia atentamente o contrato e tenha conhecimento de todas as taxas cobradas pela franqueadora, algumas empresas cobram valores administrativos relacionados à transferência.

repasse de Franquia

Como é realizado

De início, a franqueadora deve ser notificada do processo de venda.

O novo franqueado será avaliado e deve adequar a todas as necessidades da franquia e deverá passar pelo mesmo processo de aquisição de uma nova unidade como pagamento de taxas, treinamentos e cumprir com pagamento de imposto e royalties

Listamos algumas dicas para repassar sua franquia:

  • Verifique o contrato com o franqueador se possui alguma cláusula sobre o repasse de franquia.

  • Entre em contato com o franqueador e informe sobre o repasse da franquia e se informe de quais procedimentos devem ser tomados para que você passe seu negócio.

  • Deixe toda a documentação necessária organizada, dessa maneira quando houver oportunidade de negócio não terá que se preocupar com isso.

  • Você pode anunciar o repasse de sua franquia, dessa foram você potencializa a captação de interessados.

Podemos ver que repasse  oferece muitas vantagens tanto para que vai vender, quanto para quem vai comprar, investir nesse tipo de negócio pode ser o caminho para ter sucesso financeiro.

Nos acompanhe também em nossas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

LEIA  As vantagens das microfranquias!
Postado em FranquiaTagged , , , , , ,