Sua empresa lida com adicional noturno? Conte com a Vers para fazer essa administração

As empresas que desejam manter a competitividade infelizmente, dependendo do ramo de atuação não podem se atrelar apenas ao horário comercial tradicional. Saiba mais sobre o adicional noturno e quem tem direito a recebê-lo.

Com a demanda crescente por trabalhadores dispostos a trabalhar em horários alternativos, é natural que surjam dúvidas quanto aos direitos e às obrigações do empregador.

O adicional noturno foi criado como uma ferramenta legal para conseguir fazer a regulação entre empregador e empregado e estipular as regras sobre o pagamento extra por trabalhar a noite.

adicional noturno

O que é o adicional noturno?

O adicional noturno é um dos direitos garantidos aos empregados de carteira assinada. Como o horário noturno é mais desgastante, O colaborador recebe a essa remuneração diferenciada como compensação.

Está previsto ainda a diminuição das horas trabalhadas e uma complementação salarial por hora.

De acordo com a lei brasileira o horário de trabalho noturno urbano é considerado aquele que se inicia a partir das vinte e duas horas até as cinco da manhã do dia seguinte.

Como é uma carga horária bastante prejudicial, a lei prevê uma diminuição de sete minutos e trinta segundos em cada hora trabalhada neste turno, que deve ser paga integralmente com o adicional noturno.

Diferença entre o urbano e o rural

Como o ambiente de trabalho rural depende de uma série de questões naturais como luz do sol, força de trabalho dos animais, etc., o tratamento da jornada de trabalho em ambientes rurais e urbanos é feito de forma distinta.

Nas áreas rurais, o início do período noturno é caracterizado como sendo as vinte e uma horas, podendo ocorrer até mais cedo, a partir das vinte horas.

LEIA  O que eu preciso ter para me destacar como um profissional da área fiscal

Como calcular o Adicional Noturno

Para calcular o valor do adicional noturno é preciso esclarecer algumas questões importantes. Podemos destacar:

  • O percentual do adicional noturno

O valor do pagamento deste beneficio corresponde a uma taxa percentual mínima de vinte porcento sobre o que é pago pelo trabalho desempenhado no período diurno, mas dependendo de acordos estabelecidos, pode ser aumentado.

  • Outros adicionais

Caso o trabalhador precise desempenhar alguma outra tarefa que possa colocar sua integridade, saúde e segurança em algum risco, ele ainda deve receber um valor extra em seu salário comum, variando de acordo com o nível de risco que ela exige. Esse acréscimo é chamado de adicional de insalubridade.

Um exemplo bem simples de um adicional de insalubridade é o caso de profissionais que ao executar sua função necessitam ficar expostos à radiação, eletricidade, etc.

adicional noturno

Como funciona a hora extra e o descanso semanal?

Os trabalhadores que têm direito ao adicional noturno, também têm direito ao descanso semanal remunerado e ao recebimento dos valores correspondentes às horas extras.

O cálculo da quantia devida ao trabalhador deve levar em conta a diária de horas extras feita, que deve ser multiplicada pelo valor da hora extra noturna e pela quantidade de domingos ou feriados.

Auxílio para os cálculos

Ter uma empresa que possa lhe auxiliar nos cálculos do adicional noturno é algo extremamente benéfico. Afinal, quando se tem muitos funcionários isso pode se tornar algo difícil de ser controlado.

A Vers Contabilidade pode cuidar das suas obrigações financeiras e contábeis enquanto você se mantém focado em desenvolver a atividade fim de seu negócio e prestar um bom atendimento aos clientes.

Se quiser saber mais sobre o adicional noturno, entre em contato conosco, faça um orçamento e tire as suas dúvidas. Saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer de forma saudável, sustentável e com todas as obrigações contábeis em dia!

LEIA  Como Funciona o Salário Maternidade?

Nos acompanhe também em nossas redes sociais:  Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Cliente Final, Departamento PessoalTagged , , , , , , ,