Produção vs. Produtividade

Conhecer a relação entre produção vs. produtividade é muito importante para as empresas. Sabendo disso, confira a diferença entre a produção e a produtividade.

Em suma, produtividade é a consequência de uma boa produção. Ou seja, é uma medida da eficiência da produção. Ela está relacionada, também, com a utilização ou o uso de recursos para produzir bens.

O aumento na produção de cada unidade no processo empresarial gera uma maior produtividade. Isso significa que, se os insumos permanecerem os mesmos e a produção aumentar, haverá um aumento no nível de produtividade.

Se a produção aumentar em uma proporção maior do que o aumento da entrada, ainda haverá um aumento proporcional no nível de produtividade. No entanto, se a produção aumentar a uma taxa menor do que a entrada, haverá uma queda nela.

Produção vs. Produtividade

Entenda mais sobre a relação entre Produção vs. Produtividade

Uma maior produtividade resulta em um menor custo por unidade de produção em uma empresa, resultando em níveis mais altos de lucro para ela.

Portanto, entender a relação entre Produção vs. Produtividade refere-se à utilização eficiente de recursos.

– Uma alta produtividade aumenta o bem-estar econômico. Ela aumenta a renda o que, por sua vez, traz dinheiro para a empresa. Porém, além disso, a produtividade tem as seguintes vantagens:

  • Ela enfatiza a utilização eficiente de todos os fatores de produção – que são escassos universalmente.

  • Ela tenta eliminar o desperdício.

  • Ela facilita a comparação do desempenho de uma empresa com seus concorrentes ou empresas relacionadas, em termos de resultados agregados e dos principais componentes de desempenho.

  • Ela permite que a administração controle o desempenho de uma empresa identificando os benefícios comparativos decorrentes do uso de diferentes insumos.

  • E muito mais!

LEIA  Lucro Real e Lucro Presumido - Entenda as Diferenças

Diferenças – produção vs. produtividade

Segundo especialistas, a produção é o ato de criar produtos, bens ou serviços, que tenham valores e contribuam para a utilidade dos indivíduos de uma empresa ou local específico. Isso pode incluir fatores de produção além do trabalho.

– Os fatores de produção são as entradas para um processo qualquer. Os produtos acabados são a saída.

– A entrada determina a qualidade do produto de saída e é o ponto de partida, enquanto a saída é o ponto final dos processos de produção. A relação de entrada e saída acima descrita é chamada de “função de produção”.

Fatores básicos inclusos na diferença de produção vs. produtividade

Existem três fatores básicos de produção: terra, trabalho e capital. Todos os três são necessários, em combinação, para produzir uma mercadoria.

– Na economia, produção significa criação ou adição de utilidade. Nela, fatores de produção são quaisquer mercadorias ou serviços usados ​​para produzir bens ou serviços.

  • Esses fatores são especificamente referidos como fatores primários. Energia e material, por exemplo, são fatores secundários.

  • Os fatores primários facilitam a produção, mas não se tornam parte do produto nem se transformam significativamente através do processo de produção.

Capital humano e empreendedorismo também são considerados como fatores de produção.

Produção vs. Produtividade

Conclusão

Produção vs. Produtividade estão relacionados, mas são completamente diferentes. Ser produtivo, ou seja, fazer o melhor com o que se tem, é fator correlacionado a um bom produto.

Sem isso, o trabalho se torna pesaroso e não pode ser executado da melhor forma possível. Em suma, um bom produto é capaz de gerar uma maior produtividade.

Em empresas, compreender a relação acima citada é essencial. Funcionários bem direcionados e com bons produtos em mãos podem ser mais produtivos e gerar mais lucros.

LEIA  Franquia é um bom negócio?  

Garanta uma boa relação de Produção vs. Produtividade contando com os serviços da Vers Contabilidade, que tiram funções desgastantes do caminho do gestor para que ela possa proporcionar um melhor produto para seus funcionários – garantindo, consequentemente, uma maior produtividade.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Abertura de empresaTagged , , , , , , ,