Como a Vers utiliza o eneagrama e como ele pode te ajudar na gestão de pessoas?

A Gestão de Pessoas e de liderança são os valores que proporcionam a uma empresa a chance de atingir o topo e ser bem-sucedida. Conheça sobre o eneagrama e como a Vers Contabilidade utiliza os seus benefícios.

Um dos objetivos de qualquer empresa é fazer com que o talento reunido nela funcione de forma sincronizada, pró-ativa, inteligente e agregue valor e inovação. É para isso que serve um departamento para ajudar os funcionários.

Em outras palavras, a gestão de pessoas trata de organizar e selecionar equipes de alto desempenho, além de poder treinar os profissionais para proporcionar os melhores resultados para empresa.

Como a Vers utiliza o Eneagrama e como ele pode te Ajudar na Gestão de Pessoas

Gestão de talentos na empresa: quais ferramentas permitem detectá-lo?

Para alcançar uma gestão de pessoas estratégica, os líderes de hoje em dia precisam ter informações precisas sobre a contribuição de valor que pode ser feita por cada membro da empresa.

  • Esse tipo de informação permite que os líderes desenvolvam estilos de gerenciamento eficientes, estratégias de colaboração e comunicação interna.

Uma das ferramentas da psicologia organizacional que tem sido implementada no campo dos negócios é a teoria do Eneagrama, que tem mostrado grande assertividade para o processamento e a preparação de equipes.

  • Através dessa ferramenta de gestão de pessoas, pode-se desenvolver um estilo de liderança eficaz e que seja relacionado com os pontos fortes de cada líder.

A teoria do Eneagrama fornece um modelo de nove tipos de personalidades ou eneatipos, que identificam cada membro da equipe e compreender porque cada pessoa reage e interpreta a realidade de forma diferente.

Este modelo nos permite prever quais situações podem causar estresse para cada tipo de personalidade, como compensar e como lidar com as condições de trabalho sob pressão para atingir o máximo desempenho.

  • O Eneagrama é uma ferramenta que dá aos líderes a direção estratégica de sua equipe com base em um conhecimento mais profundo dela.
LEIA  Como o e-Social irá impactar nos processos do Departamento Pessoal?

Aplicações do eneagrama

O modelo foi implementado em empresas em 1995, tendo força especial a partir de 2000 e, atualmente, muitas empresas utilizam de suas funcionalidades na área de gestão de pessoas.

Como já dito, a aplicação desse modelo no campo organizacional é voltada principalmente para as pessoas que precisam liderar, selecionar e projetar planos de carreira para o desenvolvimento estratégico dos membros de sua equipe.

Além disso, o Eneagrama oferece uma visão sistêmica do crescimento dos indivíduos, desde que eles se tornam parte da organização, orientando sua carreira e contribuição.

  • Isso facilita o desenvolvimento organizacional e a gestão de pessoas em aspectos como o desenvolvimento de habilidades de liderança ou o desenvolvimento de equipes de trabalho, recrutamento e seleção.

O que uma empresa precisa para treinar líderes?

Sabendo que a gestão de pessoas inclui o desenvolvimento de habilidades de liderança, os líderes do século 21 deixaram de ser figuras autoritárias e têm um papel mais parecido com o de um guia para sua equipe de trabalho.

Se você quer que seus melhores colaboradores desenvolvam características de liderança, você deve ensinar-lhes as seguintes habilidades:

  • Posicionamento e visão do negócio: os futuros líderes devem ter uma ideia clara e atraente do negócio. Desta forma, eles podem manter o posicionamento adequado da organização.
  • Planejamento de futuro: eles devem estar cientes de qualquer mudança nas necessidades, desejos ou hábitos dos clientes atuais e potenciais. Dessa forma, eles podem planejar os ajustes apropriados.
  • Desenvolvimento de pessoal: o exercício efetivo da liderança reflete-se nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas aos funcionários.
  • Gestão da informação: ter uma boa equipe é essencial, no entanto, o líder terá que incentivar o fluxo de dados e informações, incentivando a troca de ideias.
  • Estabelecimento de metas e objetivos: o líder deve definir metas realistas e praticáveis.
  • Motivação.
  • Feedback: verifique se você é um líder que corrige as percepções incorretas e quem promove ações para corrigi-las.
LEIA  Parabéns pela Graduação – Camila Oliveira.

Portanto, utilizar o eneagrama para a gestão de pessoas da sua empresa é um dos pontos principais para a evolução do seu negócio. Então, conte com os serviços da Vers Contabilidade para melhorar os resultados da sua empresa!

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Postado em Endomarketing, Recursos HumanosTagged , , , , , , ,