Abrir uma Franquia com Sócio vale a pena?

 

Quando você pensa em abrir uma franquia, muitas dúvidas passam pela sua cabeça, e uma delas é se abrir uma franquia com sócio, é uma boa ideia. Muitos fatores podem determinar se esta é uma boa escolha, ou não, por isso, é importante conhecer mais sobre este assunto.

Trabalhar com sócios, podem sim ter as suas vantagens, mas para isso, é preciso que ambos estejam em sintonia, e tenham os mesmos objetivos, além é claro, de muita disposição para o trabalho.

Investidores abrindo o seu negócio, é algo que tem se tornado cada vez mais comum, ainda mais quando falamos de franquias, que estão em alta no mundo dos negócios.

Abrir uma Franquia com Sócio vale a pena?

Saiba se abrir uma franquia com sócio vale a pena

Para que você saiba se realmente abrir uma franquia com sócio vale a pena, é importante observar dois pontos muito importantes. São eles:

  1. O primeiro ponto, é quando você não possui muita experiência e sente inseguro para começar o seu negócio sozinho, e por isso, acredita que vai ser melhor contar com a experiência de uma outra pessoa, que poderá te ajudar a ter um sucesso profissional.
  2. O segundo ponto, é quando você não possui todo o capital necessário para investir na sua franquia, o que faz então, ser necessário ter um sócio, para que este projeto possa ser possível.

Neste caso, é sempre melhor recorrer a um sócio, do que ter que pegar dinheiro emprestado em um banco, que vai te gerar juros, e fazer com que as suas despesas mensais aumentem.

Como podemos ver, tanto para ter mais recursos de dinheiro, como também para poder contar com a experiência de uma outra pessoa, ter uma franquia com sócio, pode sim ser uma boa alternativa, que fará com que o seu sonho do negócio próprio possa sair do papel.

Veja como escolher o sócio ideal para a sua franquia

Fazer a escolha ideal para o sócio da sua franquia, não é tão simples, pois se trata de uma pessoa que fará parte do seu dia a dia, que vai dividir com você os lucros e também os prejuízos se eles acontecerem. Então, faça escolha com prudência e atenção.

Não é interessante, escolher um sócio que você não conheça, mesmo que ele mostre ter experiência neste ramo de atividade. Opte por alguém que você já possui algum tipo de relacionamento, assim, as chances de a sociedade ter sucesso, serão maiores.

Opte por alguém em quem você confia, e que de preferência, tenha uma trajetória profissional que você já conhece ou tem boas referências. Além disso, esta pessoa precisa te deixar à vontade para trabalhar com ela, pois serão muitos momentos e decisões que precisarão serem decididas em conjunto.

franquia com sócio

Como o trabalho em sociedade deve ser organizado

Tendo feita a escolha do sócio ideal para a sua franquia, é o momento então de organizar a forma como vocês vão trabalhar, para que assim um não interfira nas atividades do outro.

Existem alguns acasos, onde o sócio só quer ser um investidor, sem ter que trabalhar no negócio, enquanto outros, já preferem dividir também todo o trabalho.

De qualquer maneira, é preciso ter bem definido as seguintes funções:

  • Quem vai trabalhar;
  • Qual será o capital investido por cada um;
  • Como será a dedicação dos dois para a franquia;
  • E como será feita as divisões dos lucros;

Estas questões devem ser definidas antes da sociedade ser firmada.

Desta maneira, podemos ver que é possível ter muitas vantagens ao ter uma franquia com sócio, desde que todas as funções sejam pré-estabelecidas com antecedência, e ambos se dediquem para o sucesso do negócio.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

LEIA  Gestão de Redes de Franquias
Postado em FranquiaTagged , , , , , , , , ,