Por que confiar na Terceirização do Departamento financeiro?

Ampliar o setor responsável pelas finanças da empresa com a terceirização do departamento financeiro, é prática comum entre as pequenas e médias empresas para não ter que arcar com os gastos de um departamento interno e ainda contar com profissionais especializados.

Nos dias de hoje, cada vez mais empreendimentos estão apostando na terceirização do setor financeiro, que aliás, pode ser integrada à contabilidade pela mesma prestadora de serviços.

Isso otimiza as práticas contábeis e administrativo-financeiros ao máximo, além de integrá-los, deixando a gestão do empreendimento mais fácil e exata ao empresário, não demandando todo o tempo de sua dedicação para isto. Entenda mais no artigo.

Por que confiar na Terceirização do Departamento financeiro?

Entenda o que é a terceirização do departamento financeiro

A terceirização do departamento financeiro consiste em delegar todas as tarefas desse setor a uma prestadora que cuidará delas, consequentemente, os empresários e os sócios ficarão livres desta área, e poderão focar nos negócios.

É bem parecido com a terceirização contábil, quando o empresário confia toda a área a um escritório de contabilidade. Assim, o trabalho dos responsáveis pela empresa fica apenas na análise final dos dados junto ao contador e repasse de informações para que as atividades sejam feitas.

Na execução, a terceirização do departamento financeiro passa por 4 etapas.

  1. Analise dos processos do Terceirização do Departamento financeiro

O negócio que terceiriza tem seus procedimentos e fluxo de trabalho financeiro e administrativo, analisados pela prestadora, que precisa conhecer o funcionamento do empreendimento.

Então, além de avaliar e dar início às atividades, ela pode sugerir mudanças e melhorias para aplicar correções.

  1. Start

Após a etapa anterior ser concluída e serem feitos os alinhamentos, a terceirização pode iniciar de forma correta e dar continuidade.

  1. Relatórios e ferramentas de gestão

Mensalmente, a empresa contratada para cuidar das finanças entrega relatórios do que acontece e ferramentas que auxiliam a tomada de decisões. Essas informações são importantes para que o responsável enxergue o andamento da gestão financeira, acompanhe o trabalho da terceirização e analise resultados.

Por exemplo, o fluxo do caixa, além de deixar visíveis todas as movimentações de valores, contribui com os empreendedores em pontos como:

  • Prever necessidade de capital de giro;

  • Acompanhar os indicadores financeiros;

  • Avaliar as despesas do negócio individualmente e diante das receitas e lucratividade.

Por que confiar na Terceirização do Departamento financeiro?

  1. Assessoria em gestão

Mesmo que tudo esteja em ordem e sendo feito após as etapas de planejamento e start, uma terceirização competente, continua ajudando o negócio na manutenção de uma boa gestão.

Através da assessoria proativa, a prestadora ajuda a empresa a observar os relatórios, e respostas deles e ainda orienta o negócio em estratégias para melhorar os resultados.

Quais os benefícios de Terceirização do Departamento financeiro?

Ao confiar em uma empresa que faça uma boa terceirização do departamento financeiro, sua empresa está exposta a alguns benefícios, confira:

  • Reduz os custos extras

Terceirizar o setor financeiro de maneira integrada custa bem menos do que contratar novos funcionários, arcar com os custos trabalhistas mensais e as verbas rescisórias em casos de demissão.

  • A empresa conta com ferramentas tecnológicas melhores

Além de ampliar os conhecimentos na área das finanças e gerenciamento, a terceirização aplica também uma estrutura tecnológica na empresa que terceiriza suas rotinas.

  • O empresário mantém o foco

Quando o empresário está analisando as contas a pagar, por exemplo, provavelmente ele está deixando de fazer outras coisas. Ao delegar esta tarefa a outra empresa, o empreendedor tem a oportunidade de desenvolver estratégias de vedas, estar mais próximo dos funcionários, e entre outros.

  • Qualidade nas informações

Uma das funções de uma prestadora de serviços financeiros é assessorar a gestão financeira do empresário, além da execução das tarefas e da entrega dos relatórios.

Ou seja, o negócio pode contar com a sagacidade contábil e de gestão junto aos relatórios recebidos.

  • Otimiza a organização e as estratégias

Ter uma empresa que cuide do financeiro deixa tudo mais organizado. Então, isso qualifica as projeções de caixa, a avaliação das despesas e as análises para decisões de investimentos e outras ações.

  • Fica mais fácil identificar as oportunidades

Fazendo o controle financeiro através dos serviços de terceirização financeira, fica mais fácil delegar os valores que sobram, para poder investir.

Agora você entende mais sobre a terceirização do departamento financeiro, e entende que é confiável apostar neste serviço. Gostou do conteúdo? Então comente o que achou e compartilhe.

Nos acompanhe também pelas redes sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

LEIA  Quais os benefícios do BPO Financeiro?    
Postado em BPO, FinanceiroTagged , , , , , ,