Porque devo pagar a taxa de franquia antes de realizar a busca pelo ponto comercial?

Se você optou por adquirir uma franquia, pagar a taxa de franquia é um dos primeiros procedimentos que devem ser realizados. Por isso, ela deve fazer parte do seu planejamento de negócio.

Outro detalhe importante é buscar pelo ponto comercial, o ponto comercial é um dos detalhes mais importantes do negócio, e sua escolha implica diretamente na lucratividade.

Esses procedimentos importantes, devem ser realizados antes mesmo do futuro franqueado participar das etapas de análise, de negociações, números do mercado, dentre outras.

Porque devo Pagar a Taxa de Franquia antes de realizar a busca pelo ponto comercial?

O que é e para que serve a taxa de franquia

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado para empresa franqueadora. Esse pagamento é o que permite que o candidato faça parte da rede de franquia escolhida.

Pagar a taxa de franquia é o que dá direito ao franqueado ao uso da marca e treinamentos iniciais. O novo franqueado, após pagar a taxa de franquia, poderá contar com o apoio e experiência da franqueadora para negociar uma boa localização para locação comercial.

Em alguns casos, pode haver ou não, a cobrança dos juros da franquia, que acontece em forma de pagamento mensal, ou já embutido o valor a ser pago pela taxa.

Como o know-how da marca pode ajudar a definir o ponto comercial

Com toda a experiência, as marcas conseguem obter melhores resultados no momento de definir o ponto comercial. As negociações são melhores realizadas pelas empresas franqueadores e possibilitam que o local ideal seja escolhido.

LEIA  Como se preparar para abrir uma unidade de franquia?

A credibilidade da marca e a experiência, podem resultar em redução de valores na locação do ponto comercial. Dificilmente, o candidato a franquia não conseguiria realizar todo o procedimento sozinho.

Podemos então, verificar mais uma das razões de pagar a taxa de franquia antes de buscar pelo ponto comercial.

Guia para escolher o ponto comercial de sua franquia

A localização de sua franquia faz toda a diferença no potencial de vendas. Abaixo segue orientações de como escolher melhor o ponto comercial de sua franquia:

  1. Porque é importante escolher bem?

A localização de sua empresa pode determinar 50% do sucesso de seu empreendimento. O ponto comercial é um fator relevante, tanto para o seu retorno quanto para a marca que irá fechar contrato.

A definição do local é feita junto com a franqueadora, e as suas características devem enquadrar nas exigências da marca.

O local não é aprovado quando:

  • As obras necessárias equivalem a 30% ou mais do valor investido
  • O fluxo de pessoas que passam pelo local não é suficiente
  • O aluguel custa mais de 10% da previsão de faturamento

  1. Como escolher o melhor ponto comercial?

Esse questionamento deve ser analisado em diversos aspetos:

  • Perfil do público da região
  • Visibilidade e acesso ao local
  • Custo de ocupação do imóvel
  • Análise da concorrência
  • Infraestrutura da região
  • Estrutura física do imóvel
  1. Qual a melhor opção para uma franquia: Shopping ou loja de rua?

  • Shopping

A escolha do shopping pela maioria dos franqueados é o fator segurança. Além disso é levada em consideração o grande fluxo de pessoas, estruturas praticamente prontas e estacionamento. Porém o custo é alto.

  • Loja de rua

Os pontos positivos são: a flexibilidade de horário e a liberdade para realizar ações de marketing. Os custos geralmente são mais baixos e esse tipo de franquia exige menos recursos.

  1. Como negociar o ponto comercial?

Já mencionamos que o ponto comercial é um fator importantíssimo para que negócio dê certo.

LEIA  Franquia de contabilidade é um bom negócio?

Além de atender as exigências feitas pela franqueadora, é necessário que o imóvel atenda outras necessidades, se por acaso ponto comercial deixar a desejar em algum aspecto, você poderá negociar um melhor preço com o proprietário.

Podemos concluir que para que a escolha do ponto comercial é feita em parceria entre franqueado e franqueadora, dessa maneira pagar a taxa de franquia é essencial para dar início ao seu negócio.

 

Postado em FranquiaTagged , , , , , ,