Franquia vs. Licenciamento: entenda a diferença

É importante entender a diferença franquia vs. Licenciamento, se você pretende abrir um negócio fazendo uso de uma marca reconhecida no mercado, podendo ter a oportunidade de se destacar no mercado.

As duas modalidades franquia vs. Licenciamento, filial ou não, permitem que serviço ou produtos de uma marca reconhecida seja comercializado, porém existem diferenças entre eles, ambos apresentam particularidades.

Uma das principais diferenças entre franquia vs. licenciamento são as questões contratuais e o formato de negócio. Vale ressaltar que o valor de investimento de uma franquia pode ser maior de que o licenciamento.

Franquia vs. Licenciamento: entenda a diferença

Franquia vs. licenciamento: características

Franquia vs. licenciamento possuem características diferentes. Para ajudá-lo a compreender, qual a diferença entre franquia vs. licenciamento vamos explicar nos tópicos abaixo:

  • O que é franquia?

É uma empresa que o proprietário da marca (franqueador), cede o direito do seu uso para demais empreendedores (franqueados). É uma réplica de um negócio já existente que oferece os mesmos serviços ou produtos.

São franquias muito conhecidas no Brasil: McDonald’s, O Boticário, Cacau Show, Burger King.

Características da franquia:

A principal característica de uma franquia é a padronização, ao adquirir esse modelo de negócio o franqueado deve seguir o padrão de qualidade e imagem da marca.

LEIA  Qual é a diferença entre ter um chefe e ser um franqueado Vers?

Para ter direito de uso da marca, o franqueado deve pagar a taxa de franquia ao franqueador, além de taxas de publicidade e royalties. As taxas variam de acordo com a valorização da marca no mercado.

Nesse tipo de negócio é possível contar com suporte técnico e treinamentos para que o negócio seja desenvolvido.

  • O que é licenciamento?

Licenciamento é o direito de comercializar produtos ou serviços de uma marca com o objetivo de agregar valor ao produto.

Podem ser licenciados obras artísticas registradas, personagens, imagens de personalidades famosas, programas de TV, dentre outros. São exemplos de licenciamento de marca: Big Brother Brasil, Master Chef, Disney, etc.

Características do licenciamento:

No licenciamento o empreendedor adquiri apenas a licença para comercialização de produtos que tenham o nome da marca.

Nesse caso o empreendedor tem toda autonomia para gerir o negócio, toda a gestão do negócio fica por sua conta e possui pouco suporte.

Vantagens da Franquia

Começar um negócio do zero pode não ser uma tarefa fácil, uma boa oportunidade de negócio. Listamos algumas vantagens que você pode ter aso adquirir uma franquia:

  1. Iniciar um negócio que já tem nome ou marca conhecidos no mercado

Começar um negócio com produtos ou serviços que já são conhecidos no mercado é uma ótima vantagem, as chances do seu negócio não dar certo são pequenas.

  1. Apoio do franqueador

Receber orientação e treinamento do franqueador que já possui sua marca fortalecida e conhecimento necessário para o controle do negócio, traz mais chances de ter sucesso nesse empreendimento.

  1. Plano de negócio

Com um plano de negócios pronto oferecido pelo franqueador os riscos de ter prejuízos financeiros são menores.

LEIA  Saiba qual é o passo a passo para se tornar um Franqueado Vers

 

Franquia vs. Licenciamento: entenda a diferença

Vantagens do Licenciamento

São muitos os benefícios que o licenciamento traz tanto para a empresa que faz o licenciamento quanto para quem utiliza o direito de utilizar a marca.

Listamos algumas vantagens que você pode ter ao adquiri essa tipo de negócio:

  • Alto alcance de vendas

Quando o licenciado opta em adquirir o direito de uma marca de valor considerável, que já é reconhecida no mercado, é possível que tenha maior alcance de vendas.

  • Reconhecimento dos produtos

Um bom produto ligado a uma marca reconhecida, é uma estratégia poderosa para atrair consumidores.

  • Direito exclusivo

Ao possuir o direito exclusivo da marca, o licenciado pode cobrar taxas e royalties sobre ele, o que gera uma renda extra ao se negócio.

Podemos dizer que as duas modalidades de negócio, franquia vs. licenciamento, são ótimas oportunidade para quem quer empreender e ter lucros significativos.

 

 

Postado em Empreendedorismo, FranquiaTagged , , , , , , , , ,