Descubra o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa!

Você quer saber o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa? Bom, fique sabendo que eles possuem uma enorme importância sobre o seu negócio.

E, nesse caso, é essencial observar como eles afetam a sua contabilidade. Assim, você poderá ter um controle maior e analisar o seu funcionamento.

Neste artigo, você vai descobrir o que as evidências de liquidez têm a falar da sua firma. Além disso, aprenderá a analisá-los e diferenciá-los. Não deixe de acompanhar e boa leitura!

índices de liquidez

O que os índices têm a dizer sobre sua empresa?

Você provavelmente chegou até aqui porque não sabe o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa. Bom, saiba que essa é uma parte muito importante dentro da contabilidade.

A liquidez, como conceito e sem os seus indicares, é uma métrica. Ela serve para medir a capacidade de um ativo ser transformado em dinheiro. Vale lembrar que, nessa transformação, o ativo não perde seu valor.

Dessa maneira, quanto maior for a liquidez de um ativo, maior será a chance e a facilidade de vendê-lo e transformá-lo em dinheiro. Mas, afinal, o que são esses “ativos”?

Bom, os ativos podem ser cadernetas de poupança, ações, ou mesmo títulos públicos. Essas são formas de investir e, em caso de desistência, ter todo o seu dinheiro de volta. Isso porque não há desvalorização, como ocorre com um investimento imóvel.

Tudo bem, você já sabe o que é a liquidez, mas o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa?

A resposta é bem simples: são esses índices que medem a capacidade financeira de uma empresa. Eles podem até mesmo serem usados para manter uma proteção patrimonial.

LEIA  Como funcionam as franquias de Contabilidade

Ou seja, eles avaliam a obrigação financeira da empresa. Isso facilita e otimiza sua administração econômica. Sendo assim, os seus resultados servirão de base para reformas, melhorias, metas e decisões.

Quais são os índices de liquidez?

Você já sabe o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa. Mas, você ainda não sabe quais são eles. Veja, a seguir, os 4 tipos:

  1. Liquidez corrente

Esse índice avalia a capacidade de pagamento de uma empresa a curto prazo. Basicamente, ele diz qual é a chance de um empreendimento honrar suas próprias contas. A liquidez corrente pode ser calculada dividindo-se o ativo circulante pelo passivo circulante.

  1. Liquidez seca

Esse índice serve para obter informações sobre o real valor da liquidez, no entanto, ele não é incluído na fórmula de dados do estoque. Seu valor sempre será menor ou igual ao da liquidez corrente, e pode ser calculado dividindo-se (ativo circulante – estoque) pelo passivo circulante.

  1. Liquidez imediata

O índice de liquidez imediata, como o próprio nome diz, é usado para pagar obrigações de curtíssimo prazo. Ele se limita ao caixa, saldos bancários e aplicações financeiras, ou seja, coisas pontuais. Para calcular, basta dividir as disponibilidades pelo passivo circulante.

  1. Liquidez geral

Por fim, a liquidez geral analisa pagamentos de médio a longo prazo. Ele apenas inclui obrigações e outras pendências de, no mínimo, um ano. Vendas parceladas também entram na conta.

E, para calcular, basta usar a fórmula: (ativo circulante + ativo realizável dentro de um longo prazo) / (passivo circulante + pagamentos de longo prazo).

índices de liquidez

Como avaliar os índices de liquidez na sua empresa?

Para saber melhor o que os índices de liquidez têm a dizer sobre sua empresa, você precisa analisá-los. Essa análise é bem simples.

LEIA  Saiba como realizar uma boa gestão empresarial

Se os resultados forem menores do que um, não será possível quitar seus pagamentos pendentes. Se forem iguais a um, significa que os recursos disponíveis são exatamente o valor das pendências. E, por fim, se forem maiores do que um, você tem um bom grau de liquidez!

Acompanhe mais notícias, também em nossas redes sociais Facebook | Instagram | Linkedin | Youtube

Postado em Cliente Final, ContabilidadeTagged , , , , ,